*Projeto em Fase Final*

Agora em Primeiro de Setembro, chegamos ao fim do prazo definido para o projeto. Em relação ao desenvolvimento da implementação do novo produto, fico feliz em poder dizer que o produto já pode ser vendido, pois a infraestrutura de software já pode atendê-lo! =) Todos os principais itens já foram desenvolvidos, testados, corrigidos, retestados e finalmente aprovados. Tivemos ainda a inusitada sorte de "ganhar" nesta última semana, uma imprevista extensão de prazo, por razões de agenda de algumas autoridades, o que adiou para 12 de setembro a data oficial de lançamento do produto. :)

Refletindo sobre o projeto até aqui, percebo que a equipe de desenvolvedores é realmente muito competente. O tempo que nos foi dado para este projeto era claramente pouco (pouquíssimo)! O prazo foi considerado "agressivo" até mesmo pelas empresas parceiras no processo de desenvolvimento do produto! Ainda assim, superando algumas das expectativas mais otimistas, nossa equipe conseguiu entregar muita coisa funcionando, já testada e aprovada pelos usuários-chave.

Algumas etapas continuam em processo de desenvolvimento, com previsão de entrega em setembro, a maioria para o próprio dia 12, naturalmente. As demandas novas, com definições que surgiram durante o período de testes, assim como os processos considerados não-prioritários pela equipe da área de negócio como não-prioritários para o lançamento, foram agendados para depois. De odo geral, até o fim de setembro (no máximo no iniciozinho de outubro), é para estar tudo desenvolvido. Mas dependemos de desenvolvimentos nào só nossos, mas também da empresa parceira.

O período de testes foi, naturalmente, repleto de intensas atividades, tanto de validação dos desenvolvimentos, como de verificação das entregas, identificação de desconformidades, solicitações de correção, revalidação. Alguns itens de desenvolvimento que imaginávamos serem simples e estarem bem definidos e entendidos pelas empresas parceiras tiveram inusitadamente que ser reexplicados e redesenvolvidos. Os itens que considerávamos como tendo uma solução complexa também, como já imaginávamos. Todo o processo de testes e redefinições foi realizado com muita interação entre os usuários-chave e os desenvolvedores, e da nossa empresa com as empresas parceiras. Fizemos assim também na fase das definições iniciais, e durante todo o processo de desenvolvimento, o que creio ser a melhor maneira de produzir entregas de qualidade dentro dos prazos.

Dessa forma, avalio que chegamos ao fim do prazo inicialmente definido para o projeto com uma implementação funcional, e que "ganhamos" mais duas semanas para entregar alguns itens, tendo o restante do mês para ajustar o que ainda estiver pendente. Até aqui, avaliando as lições aprendidas neste projeto, acredito que temos um bom saldo de acertos. :)

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Projeto em Fase Final". Porto Alegre, 1. set. 2013. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4461936