SIMBOLOGIA DOS NOMES (CURIOSIDADES)

Os nomes próprios de pessoas parecem ter alguma coincidência com as datas de nascimento. Vou falar, aqui, sobre o meu nome, Francisco, nome de batismo. Nasci a 20.09.1924. Aplicando-se a regra dos “nove fora” à data em que nasci, temos: 20.09.1924, ou seja:2+1+2+4 = 9, e 9 é o mês de setembro e o nome Francisco tem 9 caracteres.

Pesquisando no Google encontrei um estudo intitulado: O Mistério do número 9. Conforme esse estudo, Pitágoras foi o maior pesquisador do número 9. Diz ele “Nove significa novo e, assim sendo, marca o final de um ciclo e o começo de outro. Ao atingir o 9, estamos prontos para devolver ao Universo alguma parte daquilo que se aprendeu através dos oito passos.”

Ainda no Google encontrei a seguinte significação para o nome FRANCISCO: “Romântico e com muito amor para dar, uma pessoa que quer que todos gostem dele e, por isso, não economiza no seu jeito gentil e simpático.” Também no Google tive a curiosidade de saber o que o Horóscopo estabelece para as pessoas nascidas sob o signo de Virgem. Tem lá: “O homem de Virgem é tranquilo. Ele tem gosto refinado e é muito curioso. Eles são despretensiosamente elegantes. Preocupam-se com a saúde e com a forma física.” Coincidência? Não sei. A propósito, no meu primeiro ano de gerência da agência do Banco do Brasil em Caruaru, em 1974 (após sete e meio em Mossoró), fui e eleito, pelo principal cronista social de lá “O homem mais elegante do ano”. O Banco concedia aos gerentes uma verba de representação: suponho que era isso o que lhe interessava com tal escolha. É bem verdade que eu sempre gostei de me vestir bem, embora modestamente.

No “Dicionário de Nomes Próprios Pessoais”, do Cônego Jorge O’Grady de Paiva há a seguinte significação para o nome Francisco: “Do celta Francesco, natural da França, ou francês, traduzindo liberdade.” E acrescenta: “Grande número de santos há com esse nome, sendo os maiores: Francisco de Assis, de Paula, de Bórgia e Xavier. E enumera 30 reis, imperadores, compositores, atores, pintores, cantores internacionais e brasileiros que tiveram

o nome de Francisco.

Meu pai, modesto agricultor nascido no município de Sobral-CE, que veio para Mossoró em 1909, tinha o nome de Francisco. Quando eu nasci, ele me deu o seu nome, ao qual minha mãe acrescentou OBERY, além do nome de família. Agradeço-lhe por ter-me dado o mesmo nome seu, pois ele foi um paradigma de vida para mim. Por isso, dei a todos os meus quatro filhos o mesmo nome, também acrescidos de um segundo nome que os identificaria. Já às sete filhas, todas no S, acrescentados, por sugestão de Brasília, de MARIA, em homenagem à mãe de Jesus (Simone Maria, Sônia Maria, Suerda Maria, Suzana Maria, e assim todas elas).

Aproveito a oportunidade aqui para dizer do orgulho que sinto de todos os meus filhos e filhas e devo acrescentar que sua formação teve a participação especial de sua mãe, minha esposa Brasília.

Na cidade em que nasci, Mossoró, conheci um pai que chamava um dos filhos, sem um motivo aparente, pelo apelido depreciativo de (desculpem a expressão), de bedamerda, (no Dicionário Houaiss, joão ninguém). E, não sei se por essa razão, esse filho, infelizmente, foi um fracassado na vida.

Devo ressaltar que a citação daquelas fontes cabalísticas não significa crença nelas; por isso, acrescentei ao título, entre parêntesis, curiosidades. Sendo cristão, acredito nos ensinamentos da Bíblia. Por isso, suponho que certas crendices, como as que aqui mencionei, não constituem desrespeito à minha fé cristã.

A palavra NOME, designando pessoas, é citada na Bíblia mais de 170 vezes, em PROVÉRBIOS 22,1 está a SENTENÇA: “É preferível bom nome a muita riqueza e boa graça a ouro e prata”.

Natal. 30.08.2013

Obery Rodrigues
Enviado por Obery Rodrigues em 02/09/2013
Código do texto: T4463691
Classificação de conteúdo: seguro