MAIONESE DE DOMINGO

Algumas coisas tem o dia certo na semana pra acontecerem. A maionese por exemplo acontece aos domingos aqui em casa. Lá nas épocas do “pede cachimbo”, eu tinha mania de dar cor aos dias da semana, e os domingos eram sempre escuros, quase preto. Aquela coisa meio chata e tediosa. Mas voltando a falar da maionese, antes que a crônica caia inteiramente do “dominguismo”, digamos que aqui em casa, ela vai sendo preparada com gostinho de família reunida, uma pitadinha de sorrisos, amor a gosto e alguns tomates. Digamos também que as batatas não seja nosso ingrediente principal, e sim aquela coisa de estarmos todos ali na mesa preparando o espírito para a semana nova. Afinal a segunda vai chegar toda laranja, e assim misturados como na maionese, cada um com seu cansaço suas obrigações e suas risadas vão se ajeitando na varanda, no sofá da sala, no colchão e dando ao dia aquele saborzinho de tempero de mãe. Coincidência ou não, o dia que rola um perrengue ou outro como toda boa família, é o dia que havíamos decidido mudar o cardápio e deixar a maionese de lado. Já pensei em deixar aqui avisado, que pratos sofisticados cairão muito bem em outros dias da semana, e garanto assim um bom dia pro paladar e pro coração dessa família. Essa semana li uma frase que dizia assim: “hoje quero um dia leve, com seriedades breves e bobagens intermináveis”. Alguém comentou que isso caía perfeitamente aos domingos, e eu acrescentei: mas só os que tem maionese. Não sei se é por isso, ou por não ser mais criança, mas os domingos deixaram de ser tão escuros, pelo menos até as 16hs, quando todos vão embora e a gente começa a sentir, antecipadamente, a segunda.

Marília de Dirceu
Enviado por Marília de Dirceu em 03/09/2013
Código do texto: T4464607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.