"Macelas" ost-Lisy Telles

Bom gosto?


Ontem, numa conversa informal, uma amiga declarou que tenho bom gosto. Tal afirmação me pegou de surpresa, pois eu nunca havia pensado nisso.
Incrédula, só pude responder: Será!?
Mais tarde, fiquei a refletir:
Bom gosto é muito relativo. O que é bonito pra uns, certamente não será para outros.
Há os que gostam de cores fortes, e os que preferem tons pastel. Os que combinam as complementares, e os que usam tom sobre tom, ou cores da mesma gama cromática.
Quando muito, podemos dizer que há equilíbrio estético no que apreciamos. Assim mesmo, atualmente, até isso é duvidoso, já que, encontramos obras cuja beleza esta justamente na falta de equilíbrio.
E isso não acontece só nas artes plásticas! Na música, a variedade de gosto é ilimitada, e os acordes dissonantes serão do agrado de muitos, embora não agrade a outros.
No paladar, então, nem se fala. A variação de gostos, na interação de sabores, é muito pessoal. Há quem goste da combinação agridoce, e há os que preferem sabores suaves, ou bem marcantes.
Na literatura ou cinema é temerário fazer qualquer indicação pessoal de bom ou ruim, pois os gostos sempre variam.
Na verdade, o bom gosto do outro será válido se combinar com o nosso..
Desta forma, por gostar muito do amarelo, coloco em dúvida a afirmação de minha mãe:
O que seria do amarelo se não fosse o mau gosto.
Lisyt
Enviado por Lisyt em 04/09/2013
Reeditado em 03/09/2015
Código do texto: T4466876
Classificação de conteúdo: seguro