Os jovens homens de quarenta anos.

Hoje, um dia de abril - abril é uma palavra bonita, gosto de dizê-la enquanto escrevo – do ano de 2007, na aula de história o professor, Horácio, citou alguém: algo como ‘ não ser comunista na juventude é ser cruel, mas ser comunista depois dos quarenta é idiotice’. Depois da aula fomos comentar isso com um colega de outra turma que se declara ateu-comunista e que costuma ter quase chiliques ao ouvir comentários que ironizem o comunismo. Esperávamos ver sua fúria explodir, afinal é divertido vê-lo se irritar. É que apesar de sermos jovens não somos completamente comunistas, somos um bom tanto cruéis, nos diverte ver os outros enfurecidos. Previmos uma reação do tipo: “Que babaca, quem disse isso! Pensar que é a ingenuidade que nos torna comunistas e que faz parte da maturidade perceber e aceitar, especialmente aceitar, a lei do mais forte... Que absurdo!”, mas nos surpreendemos.

“Claro! Continuar sendo comunista depois dos quarenta é incoerente! Suponhamos que a percepção da realidade sem alienações para um jovem exige certo nível de consciência e cultura, coisa que exige, digamos, uma educação de qualidade. Educação de qualidade, neste nosso país, nós temos é em escolas privadas (isso antes da faculdade, claro). Fora isso, para se declarar realmente comunista, precisa-se ter, no mínimo, lido Reed só como introdução. Um jovem que atenda a este perfil é provavelmente um filho da classe média com dedicação suficiente aos estudos para, no futuro, se tornar um profissional bem sucedido. Aos quarenta anos um profissional bem sucedido já acumulou capital suficiente para que o comunismo se transforme em uma ameaça ao estilo de vida que ele penou tanto para atingir.”

Eu: chocada. Meus outros colegas provocadores: espantados. O nosso “velho” amigo comunista-romântico havia se tornado só mais um realista. Já nem fazia questão de esconder que seu ideal teria um fim tão deprimente enquanto ainda existia o ideal. O ideal quase utópico havia adquirido uma carga assustadora de realismo. Meu jovem amigo sonhador, que eu pensava ser quase um ingênuo, se mostrou um realista quase pessimista. Isso foi muito pior que ver a sutil e natural hipocrisia dos homens de quarenta anos.