A TÉCNICA DO “BEM VIVER”

A TÉCNICA DO “BEM VIVER”: Uma Complexidade de Processos do Conhecimento humano

Na perspectiva da autora Maria do Rosário Cassimiro, podemos notar que a técnica do “bem viver” se fundamenta em valores, os quais os indivíduos deparam ao longo da existência; valores que se dividem em dois campos os essenciais e os culturais.

Assim, poderíamos afirmar que o “bem viver” é uma filosofia de vida que se constrói no meio de uma complexidade de processos do conhecimento humano.

No entanto o processo educativo é um dos grandes fatores que favorece para a liberação das potencialidades, um fenômeno autônomo e autêntico, mas não espontâneo algo que deve ser conduzido e organizado respeitando a liberdade de cada indivíduo que tem a capacidade de associar, interpretar e julgar; surgindo múltiplas reações e comportamentos que se definem graças ao meio social e particular de cada indivíduo.

Portanto o “bem viver” se relaciona com a complexidade do saber, um processo individual que se desenvolve na busca das transformações decorrente a certos valores predeterminados, que favorece para uma troca, autêntica do saber, pois como diria Cora Coralina “feliz aquela que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 10/09/2013
Código do texto: T4475699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.