A CRÔNICA DA VIDA.

A crônica da vida.

Esta foi a sugestão recebida para denominar nosso novo livro “Do fracasso ao sucesso na arte de viver!”, que estará a disposição de todos via e-mail a partir de sexta feira, dia 13. Não deixa de ser interessante, já que na arte de viver, estamos constantemente escrevendo novas páginas na imensa crônica de nossas vidas. Até mesmo quando deixamos de lado o sentimento de gratidão, respeito e carinho por aqueles que de uma maneira ou outra fizeram parte de nossas vidas. Mas se isso é inerente à complexidade dos sentimentos humanos, como julgar? Sabemos de que nada adianta pretender sermos juízes das sentenças julgadas e proferidas.

Do fracasso ao sucesso na arte de viver, percorre os caminhos do dia a dia, sentimentos, pensamentos, julgamentos, e principalmente rebusca uma série de valores. Como no dia a dia, nos retrata com leveza, em alguns momentos com descontração, outros com picardia, e outros ainda com certa dose de sarcasmo. Não fosse assim, não seria nem de longe a crônica da vida. Sujeita claro a críticas, desdéns e até mesmo em alguns casos, rejeição. Como nós, todos os seres humanos também não gostam se sentir retratados, ou pelo menos, se encontrarem nas entre linhas. É a rejeição natural dos sentimentos dos perfeitos, sem erros ou pecados. É a clássica barreira da ilusória imagem vestal. Do fracasso ao sucesso na arte de viver! desafia justamente o tempo e a vida. O tempo que perdemos vivendo ou deixando de viver. A vida que talvez não tenhamos sabido viver ou que por questão de imagem, que é tudo, estejamos deixando de viver. É bem possível que ainda estejamos guardando imagens que vimos e não entendemos. Palavras que ouvimos e não compreendemos. Mas que por medo das respostas, deixamos de fazer as perguntas. Até mandarmos outros fazerem as perguntas e por isso mesmo, não termos as respostas. Ou dar as respostas as perguntas feitas. Como se elas não mais coubessem na crônica das nossas vidas. E tenhamos até mesmo perdido a chance de retomar o caminho “Do fracasso ao sucesso na arte de viver!”.

Disponível pelo e-mail ajrs010@gmail.com, ao valor de R$20,00 incluso correios para todo Brasil.

Antonio Jorge Rettenmaier, escritor, cronista e palestrante.

Esta coluna está em mais de 90 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. Contatos ajrs010@gmail.com