sofrimento

o sofrimento é causado pela racionalidade concebida aos seres, quem não pensa, não sofre. é algo que nos esconde as possibilidades, o martelar de uma saudade ou o desejo impulsivo de saber como será o próximo dia, isso nos faz sofrer. quem disse que quem ama não pensa? depende! quem ama sofre e conseqüentemente pensa. sofre por pensar em quem tanto ama...

essa espécie de sofrimento é diferente, não é dor física ou algo parecido, é um sofrimento angustiante, de cegar visões, de tapar ouvidos, de parar respirações, de sonhar acordado, de iludir imaginações... é um sofrimento visível e invisível ao mesmo tempo, pois nem sempre o que estamos vendo é realmente aquilo que está acontecendo, mas de um modo ou de outro é algo que não se pode esconder, muito menos aliviar tentando escondê-lo.

todos os seres capazes de pensar são capazes de amar e são vulneráveis ao sofrer. quem tem uma mente aberta, facilita a entrada das angústias e medos, se tornando um ser frágil e com facilidade de conhecer a dor sentimental. não há cura para essa “dor”, só vícios e mais vícios...

o amor não nos faz parar de pensar, apenas começamos a pensar de uma forma totalmente diferente, enxergamos coisas que não víamos antes, e esquecemos de coisas que antes eram primeiro plano. quando nos apaixonamos, nossa mente não abandona o nosso corpo, mas se divide: metade dos pensamentos para meu ser e a outra metade para quem amo.

porque quem pensa sofre? uma questão complicada de entender e sem explicação lógica! você simplesmente sofre. sem motivo, nem razão, é algo instintivo, que predomina sobre o ser. se fossemos verdadeiramente “irracionais”, não sofreríamos, não teríamos em quem pensar, nem como pensar, nem porque pensar estaria tudo no seu devido lugar, sempre!

mas os outros seres denominados irracionais, como os pássaros e os cães? eles não pensam, mas sofrem. a afirmação irracional para os outros seres é a mais ignorante já vista. ninguém jamais pode dizer que esses animais são irracionais, eles calculam, imaginam, sentem afeto e carinho, eles simplesmente amam, não podem ser considerados irracionais, são racionais como os seres humanos, e inteligentes para cada um deles. são apenas grupos de vida diferentes. cada ser tem sua maneira de pensar, de agir, de querer e de conseguir, independente da raça e até mesmo da espécie.

o pássaro é capaz de arquitetar seu ninho, mesmo em situações adversas, ele calcula a melhor maneira de se construir um lar, não só pra ele, mas para ele e toda sua família. não há demonstração maior de compaixão e humildade. alimentar seus filhotes é um ato instintivo, para alguns pesquisadores, se for considerado para as aves, deverá ser considerado para o restante dos animais, inclusive os seres humanos.

não julgue um ser capaz ou não pela aparência, pela sua forma, raça, enfim, por nenhum aspecto externo. a cultura, o meio e a forma em que vive, são verdadeiros juízes da capacidade de um ser pensante. os seres são pensantes, amam e sofrem.

a formulação de uma personalidade é numa boa parte uterina, outra grande parte na infância e outra parte no resto da vida de um ser. a sentimentalidade, a capacidade de absorver grandes surpresas, emoções, medos, desejos, problemas e decepções, é algo que nasce em cada um, e dependendo do meio e modo que formos criados, estimularemos ou não o crescimento dessa capacidade.

alguém é capaz de amar e não sofrer? jamais!