Hoje me veio à cabeça escrever sobre o cajú. Não vou falar do sabor indescritível, da cor inigualável e muito menos das propriedades madicinais do fruto. À bem da verdade é quase uma receita que estou passando para vocês. Vamos lá: ASSAR CASTANHA. Qualquer nordestino que se preze já recebeu um convite...Vamos assar castanha?
      Mas, vamos lá. Para você assar castanha, necessário se faz desatarachar a castanha do fruto. Uma torcida e isso logo acontece. Talvez escorra um pouco do suco pela sua mão. Não o desperdice. Uma boa lambida resolverá o problema. Você vai precisar de uma lata de bom tamanho, de preferência velha. Com um facão afiado perfure o fundo da lata. Adiante você entenderá a utilidade dos furos.
      Num espaço amplo, de preferência onde tenha terra, faça uma trempe com gravetos e acenda o fogo. Jogue as castanhas dentro da lata e coloque no fogo. Com um cabo de vassoura vá mexendo. Aos poucos o óleo vai saindo da castanha e pelos furos da lata vão caindo no fogo. Labaredas vão surgindo. Com o aumento do óleo as castanhas tendem a pular e podem causar queimaduras.As castanhas incendeiam. É hora de virar a lata no chão.
     É um momento único. Um forte cheiro se espalha. Daí dizerem que ninguém consegue assar castanha sem que o vizinho não saiba.. Bem rápido, jogue terra nas castanhas evitando que queimem por completo. Com uma pedra vá quebrando a parte preta e como prêmio terá uma castanha rosadinha e deliciosa.
     Bem, à essa altura suas maõs estarão pretas da fuligem das castanhas. Só existe uma saída. Cuspa nas maõs, esfregue uma na outra e estarão novas em folha.
    E você certamente não esquecerá tão fácil como é ASSAR CASTANHA.