DEPOIS DE JULHO O ANO PASSA MAIS RÁPIDO

Parece que é desde sempre que a gente aprende que o ano depois do mês de julho passa mais rápido. E lá pelo mês de setembro a gente tem dificuldade em se lembrar do mês de maio do mesmo ano.

Mas será mesmo que uma determinada época do ano o tempo passa mais rápido? O que nos trás essa sensação?

Eu não sei.

O que eu sei é que de repente o verão já passou, o outono já passou, o inverno já passou e a primavera também já passou. Já passou o natal, o réveillon, carnaval, seu aniversário, já passou o dia mais quente do ano, o dia mais frio do ano e até mesmo aquele feriado prolongado tão esperado, já passou. Passou o final de semana e você nem viu.

Sabe o que mais já passou e a gente nem se deu conta? Passou a pré-escola, a primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava serie. Passou toda a infância, toda adolescia, toda aquela faze em que achávamos que seria para sempre, que não conseguíamos nos ver adultos.

É depois do mês de julho o ano passa mais depressa mesmo.

Agora, passa mais depressa mesmo, é a vida depois dos dezoito anos. Ah se eu soubesse que seria assim, nunca teria desejado tanto os dezoitos anos como desejei, ser maior, obter habilitação, comprar bebida nos bares, entrar nas festas. Grande idiota, depois dos dezoito anos a vida enche de tanta coisa que é por isso que os anos passam mais rápidos. É vestibular, faculdade, trabalho, sair de casa, fazer comida, namorada, pé na bunda, amor, paixão, bares, ressaca, de novo faculdade, de novo namorada, de novo pé na bunda, de novo bares, ressaca.

E assim vai: dezoito, dezenove, vinte, vinte um, vinte dois, vinte e três... e vai passando os anos...

E assim vai: outro janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho. E de julho o ano da um salto para dezembro.

A vida é assim... a gente vai vivendo, vivendo, vivendo, aprendendo, aprendendo, aprendendo. Fica só o mistério. O porquê disso tudo?

O por quê?

Se formos pensar em toda a grandiosidade do tempo, essa pergunta, que persegue nossas vidas o tempo todo se torna tão pequena, tão minúscula.

Como somos ridículos nessa busca do por que.

Por que ela(e) me abandonou? Por que não fiz aquilo? Por que fiz aquilo? Por que não estudei? Por que não fiz outro curso? Por que a vida é assim? Qual é o porque da vida?

O tempo é tão maior que nossas perguntas, que nossas duvidas, que nossa mesquinhez. A vida é maior que tudo isso.

Pensando bem, eu sei a resposta sim, do por que dessa impressão do tempo passar mais rápido depois do mês de julho.

É por que não vemos a hora de chegar o feriado de setembro, de outubro de novembro, de chegar o natal, réveillon. É porque de repente não vemos a hora de que o ano termine. É por que de repente paramos de olhar pela janela, de observar as folhas que caem, de sentir o vento, de aproveitar os momentos. Parece que a gente perde isso com o tempo, e a gente perde tempo preocupado com as perguntas, em achar respostas.

E vem um comercial qualquer, dizer que o que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas. O que move mundo não é nem as perguntas e nem as respostas, o que move o mundo é o tempo, por que desde sempre também aprendemos que tudo tem o seu tempo. Porque as respostas para todas as perguntas aparecem em seu tempo certo.

Então não perca tempo com pessoas que não merecem o seu tempo. Não perca tempo preocupado com as horas, olhando para o relógio. Não perca tempo com perguntas das quais vocês esta cansada de saber que só o tempo lhe dirá a resposta. E principalmente, não perca tempo comigo.

Se você chegou até aqui, talvez você tenha perdido muito tempo, assim como eu perdi escrevendo.

E por favor, me perdoe pelos erros gramaticais, pela falta de ordem nas palavras. E por favor, principalmente, me perdoe se te fiz algum mal.

Afinal era apenas para eu falar sobre o quanto o tempo está passando rápido desde que você se foi. Desde de julho.

Brenner Vasconcelos Alves
Enviado por Brenner Vasconcelos Alves em 18/09/2013
Reeditado em 18/09/2013
Código do texto: T4486974
Classificação de conteúdo: seguro