Como deixar uma música entrar na sua vida? (Sério, eu não sei)

Estava eu há pouco tomando banho ouvindo um disco de greatest hits do Kiss quando pensei comigo mesmo sob a água quente: "cara, esse disco é bom, mas dava pra ser melhor. Dava pra tirar essa, essa e essa e colocar outras essenciais no lugar, tipo aquela, aquela e aquela". Tem gente que é totalmente contra discos assim de compilação, e eu entendo seus motivos, mas serviu muito bem de entrada pra mim quando eu o comprei, sei lá, quase dez anos atrás. O mesmo digo pro Maiden, comecei nele com o Edward The Great.

Daí existe a doce ilusão de que se baixar um torrent com toda a discografia da banda você já vai estar a par do que ela significa e trazer para dentro de seu rol de músicas preferidas algumas que acabou de conhecer pelo download. Então, com toda a boa vontade do mundo você tira uma tarde inteira para ouvir todos os discos e acompanhando todas as letras. Se preciso, entra na noite ou continua no dia seguinte. Quando todos os discos são finalmente ouvidos e, teoricamente, analisados, você pensa que entende de tudo de tal banda ou artista.

Mas não.

Na verdade, parando pra pensar, as músicas entram em nossas vidas pela repetição. Aliás, eu até sou contra isso de ouvir um disco uma única vez e então dar um veredicto se ele é bom ou ruim. O mesmo vale para as faixas isoladamente, você precisa entender uma a uma se valendo de ouvir de novo e de novo.

O que é uma droga porque todos nós já temos músicas de que gostamos e que chegaram a esse posto de tanto nós ouvirmos no correr de anos de nossas vidas. Não vai ser numa tarde que se ouve uma única vez um torrent de discografia que vai se entender música a música, álbum a álbum e o significado delas no espaço-tempo de uma banda ou artista. Não é numa noite de downloads que você vai se certificar de que tais músicas são do seu agrado, elas não têm significado algum, acabaram de entrar na sua vida! Não houve uma ocasião para elas, uma pessoa, algum lugar que tocou e que você reconheceu (seria impossível pois ainda não tinha conhecimento dela).

Leva tempo.

Vai ver era algo parecido com isso que aquele bicho queria dizer sobre cativar.

-G-

GaP
Enviado por GaP em 18/09/2013
Código do texto: T4487624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.