Dez coisas para se fazer em Camaragibe

Acho bastante didático enumerar itens para poder divagar sobre eles. Pensei em escrever sobre um tema leve e ao mesmo tempo importante. Pois, aprendi que a vida é muito curta e é interessante conversarmos com os outros apenas aquilo que seja importante e útil. Neste sentido pensei em listar aqui dez atividades para serem feitas em minha terra natal, Camaragibe-PE, cidade metropolitana de Pernambuco. São tais:

1 – Você pode escolher um ponto na cidade e ficar vendo os carros passarem. Eu quando criança ficava na barraca de meu avô Euclides verificando os carros que iam e vinham. Podem achar ridículo como for, mas a Avenida Belmino Correia é uma artéria pulsante por onde circula milhares de carros por dia. Pessoas que vem para cidade, que passam para cidades do interior e em seu sentido contrário. Na infância os que iam eram meus, os que vinham do meu irmão.

2 – É interessante caminhar e seguir até o Açude Timbi. Há um tempo pescávamos lá. Tinha peixes betas que são ornamentais onde as apanhávamos com redes chamadas de jererés. Pegávamos também tilápias e carás. A tilápia tinha uma cauda rosada e as mais velhas tinham um tamanho significante. O cará, olhos grandes e de cor escura. Hoje, não sei se ainda há peixe. Talvez não, a especulação imobiliária cercou todo o terreno, não sei se de forma legal ou não. E aquele açude foi sufocado pelos dejetos humanos oriundos das casas e comércios que se ergueram ao redor do mesmo. Há alguns anos construíram uma quadra de areia e posteriormente uma praça próxima dele. Mas, ainda falta alguma coisa para tentar se equiparar a beleza natural que antes existia.

3 – Podemos caminhar até a linha de trem nas mediações de Santa Mônica e após alguns minutos de caminhada, entramos à direita e veremos o Rio Capibaribe, e a Pedra da Baleia. Dizem que construíram o novo Estádio da Copa do Mundo por perto. Ainda não vi, mas espero que a bela paisagem natural não tenha sido alterada negativamente.

4 – Podemos ver o mar. Sim, em Camaragibe de Alguns pontos poderemos ver o mar. Lembro-me de no mínimo três deles, no Alto Santo Antônio. No Alto do Padre Cícero e no Céu Azul. Dá pra ir nesses lugares e além de sorver os encantos locais, vislumbrar com o mar e todo seu mistério.

5 – Podemos ir para Praça da Coimbral ou oficialmente nomeada de Francisco Honorato, em homenagem a um político que lutou pela emancipação da cidade do município de São Lourenço, é uma praça pequena e bela. Há um círculo, uns bancos de cimento, onde o camarada poderá levar um livro, olhar as pessoas que passam filosofar, e muitas outras coisas, pois há uma certa magia naquele ambiente. Sem falar duas árvores que plantaram nela que tem algo de selvagem seus cipós caídos.

6 – Fantainha – É uma bica de água natural que brota ininterrupta próxima da entrada do município. Ela fica entre um posto de combustível e o Seminário Cristo Rei do lado direito. Incontáveis vezes me banhei naquelas águas refrescantes que deviam ter um maior aparato estrutural do poder público por ser um ponto turístico da cidade.

7 – Mercado Público – É de uma diversidade comercial, apesar deste mercado ser bastante pequeno para as demandas atuais e possuir uma deficiência de estacionamentos e ter estruturas antigas e sem a devida conservação. Mas lá você poderá comer comidas típicas como o sarapatel, a mão de vaca, galinha à cabidela, caldos de feijão, peixe e outros sabores. Poderá ver roupas, temperos, pequenos animais, frutas, legumes e verduras diversas, peixes que tem sido cada vez mais procurados, carnes diversas. Além da simpatia daqueles comerciantes que fazem do mercado um local de suprir nossas necessidades e de se fazer um bom passeio que de preferência seja no sábado, dia da feira, quando tem um forró-pé-de-serra animando o espaço. Agora é só para ouvir, pois é proibido dançar.

8 – Mata do Privê – Podemos andar por ela, é interessante ir com um grupo e solicitar a permissão dos responsáveis. Visto que ela é, e de modo absurdo, particular. No entanto acredito que quando os homens do poder tiverem um bom senso aquele lugar mágico será um parque. Pois há uma diversidade vegetal e animal enorme. Eucaliptos, Ipês, e os famosos pés de azeitona ou jamelão, como chamam noutras plagas. No período da fruta várias crianças e adultos saem de lá com as bolsas cheias e a língua azul de tanto chupar aquela fruta que tem um sabor doce, e ao mesmo tempo suave e quando estão maduros tem um brilho bastante particular, parecendo sedutores e brilhantes olhos negros. Os saguins, pequeninos macacos, nos surpreendem pelo caminho.

9 – Passeio no Engenho Timbi, por trás da Prefeitura Municipal, é uma propriedade particular também, mas conversando com os responsáveis creio que eles permitem um passeio em suas dependências repletas de história e conservada ao longo dos anos. Visto que algumas estruturas arquitetônicas da cidade foram simplesmente destruídas a exemplo de uma estação de trem que se tinha ali perto.

10 – Engenho Camaragibe, a famosa casa de Maria Amazonas, uma das últimas proprietárias que soube levar a tradição e conservar este valioso patrimônio histórico. Em sua frente há o Parque Municipal com vários equipamentos como pista de caminhada e estruturas para se exercitar. Neste imóvel muito bem antes residiu Branca Dias, uma Portuguesa que foi a primeira professora do estado e por ser judia foi perseguida e punida pela Santa Inquisição.