VIVER...NÃO É FÁCIL!

À Dhiogo José Caetano, professor de história no Celta, escritor e ativista social

Viver não é fácil! E tendo como referência péssimos exemplos, torna-se ainda mais difícil! O certo do passado passou a ser o errado do presente; os valores se inverteram e temos que aceitá-los não sem protestar! Ou protestando, quem sabe?

Viver mantendo a honra, caráter, ética e dignidade e a moral intactas como exemplos para o futuro, está cada ficando mais difíceis e raros no Brasil e, quando existem, e são anunciados sob holofotes, luzes e câmeras só para fazer média política no presente ou no futuro tornam-se duvidosos e nada confiáveis, em todas as esferas de poder e perdemos o interesse em viver, porque não é nada fácil uma vida sem exemplos e referências a serem seguidos, tendo que e aceitar e seguir os que são impostos e divulgados no dia-a-dia..., mas sobrando denúncias de escândalos! Tudo o que era no passado, não é mais no presente!

Não temo aos mortos e nem aos vivos. Os vivos podem até fazer mais mal que os mortos em algumas culturas e crendices porque causam medo ou pavor. Não temo a morte e a aceito porque é a única certeza que temos ao final da vida. Mas temo aos vivos, principalmente as “autoridades” que quase sempre tomam decisões absurdas que muitas vezes deixam de implantar direitos e obrigações pelo simples prazer de não cumpri-las...Temo, sim, a vida porque viver não é fácil, com tantos exemplos negativos que assistimos diariamente!

Viver, todos vivem. Viver bem é que é o problema! Eu não vivo bem; nem mal. Apenas...vivo, ou vegeto, não sei mais...E repito de novo, viver mantendo honra, caráter e dignidade no Brasil está ficando cada dia mais difícil, com tantos péssimos exemplos mostrados como se fossem bons para serem seguidos pelos jovens e adultos.

Não sei mais quem são os mascarados: se os que usam de protestos violentos nas ruas ou se os verdadeiros mascarados são os que votam sob o manto sagrado do “secretismo”. Medo de quê? Do povo? Talvez! Da verdade? Pode ser! Mas os mascarados sem máscaras dos gabinetes do planalto central, com seus votos ainda secretos, em algumas situações, que são a raiz de muitos problemas de hoje porque longe do povo, não exprimem a vontade desse povo abandonado...Acredito que os que votam se escondendo no anonimato sejam os verdadeiros mascarados. Os outros, o das ruas, cobrem os rostos para não serem descobertos...em caso de investigação policial que quase nunca acontece. O inverso não é verdadeiro nos gabinetes!

Repito para me tornar cansativo mesmo: vivo; não bem, nem mal, mas vivo sem precisar de exemplo dos que usam máscaras em gabinetes ou nas ruas, nem dos que usam máscaras sem máscaras e sob luzes de câmeras ao votar projetos que cassam seus pares, criam leis que não “pegam”, impõem vontades só por vaidades...

O que está faltando no Brasil é exemplo de decência, dignidade, honradez, caráter, ética e moral...Mas vou vivendo sem isso também. Não sou melhor e nem pior de que ninguém: sou apenas diferente porque vivo pobre, mas mantenho a duras penas a honra, caráter, moral e criticidade suficiente para não me envolver com a primeira opinião, nem a última, mas definir e expor minha própria opinião, ou contra ou a fator!

Viver assim, sem exemplos para seguir, não é nada fácil!

Carlos Costa
Enviado por Dhiogo J Caetano em 20/09/2013
Código do texto: T4490868
Classificação de conteúdo: seguro