Ao fim do Inverno, o começo da Primavera

Assim a noite se foi e não se despediu, rapidamente com o correr das horas, o clarão da aurora anuncia a presença de um novo dia se preparando para uma nova estação do ano que já está para acontecer.

A primavera fez acordar todos os botões que estavam para desabrochar, mostrando uma variedade infinita de cores, as flor de lis e as rosinhas de nome onze horas alastram por todo o terreno e margens dos caminhos, projetam toda a beleza e encantamento por estes espaços deste vale.

O inverno também deixou suas marcas neste cenário; marcas não aprazível, por que estas chuvas devastadoras provocaram prejuízos, arrancando árvores e coqueiros matas e campos se dobraram diante de tanta impetuosidade, mas isso não são motivos para tanta preocupação, pois a natureza se renovará a cada intervalo de estação climática; surgindo novos brotos e uma novas folhagens, isto se dará em uma nova estação do ano; o outono; época da regeneração, as folhas amareladas e velhas cairão, dando lugar para a novos broto, prometendo novas vidas, e revigorando as energias através da clorofila, que o astro rei: o sol as enviarás.

O velho Jequitibá, que tantos anos residiram às margens desta estrada de pura terra vermelha, nesta primavera também irá contribuir com o dever de embelezamento desta estação do ano, entre aquela fenda que se abriu quando este galho que no momento da ventania se partiu por obra do pai criador nascerá uma planta muito generosa contribuindo, auxiliando a grande árvore com seus adereços impregnando e cravando suas garras a aquelas madeiras verdes do tronco deste enorme Jequitibá.

O jequitibá, suas floradas não chamam muita atenção, mas porem nasceu um belo ramo de bromélia, arranjos de flores, que desce pelo cipó como uma cascata colorida, quase chegando ao chão; naquele galho que a tempestade voraz e destemida quebrou quando transitou por estes descampados varrendo tudo com veemência, impetuosa vilã! Com toda a arrogância e insensatez derrubou todos os arbustos pequenos e fragilizados, a violência imposta por esta ação da natureza provocou o desprendimento deste galho, e deformou o aspecto visual deste presente da natureza, mas em compensação surgiu estas maravilhas de orquídeas selvagens, que nasceram bem localizadas; Onde só restaram as marcas da devassidão.

As abelhas e os beijas flores sobrevoam por todos os lugares, pousando em todas as flores que se abrem horas após horas, cumprindo com as exigências desta estação do ano. Os compartimentos destas abelhas transbordam de tanto suprimento, estes insetos prodígios terão ocupação para o ano todo; Fabricar o mel e procriarem suas ninfetas e zangões que serão futuras colonias de insetos produtores de néctares com novas colmeias.

A primavera chegou, junto vieram abelhas que apoderando de suas doçuras, produzirão e alimentarão os apreciadores destas guloseimas adocicadas.

Autor Antônio Herrero Portilho

Escrito em 21 de Setembro de 2011

Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 21/09/2013
Reeditado em 21/09/2013
Código do texto: T4492028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.