As mudanças em nossa vida

Coisas acontecem na vida da gente que marcam e mudam de repente tudo. De repente, vem uma gravidez inesperada; de repente, mais uma vida na sua vida que transforma tudo. De repente, de adolescente, vira-se adulto e não se vê o tempo passar. De repente, muda-se tudo.

Uma família nova, um dia a dia novo, um olhar novo pra tudo.

De repente, sonhos se transformam, tudo muda, não para pior, mas para diferente, e conseguimos nos adaptar a tudo, aos trancos e barrancos ou apenas tranquilamente.

De repente, de atriz para professora, de jovem talentosa e cheia de amigos para dona de casa e mãe.

Parar tudo, desistir, voltar? Jamais! Bola pra frente, de um jeito diferente!

Estudar muito, assim há mudanças para melhor, estudar sempre, sem parar.

De repente, dois filhos, uma faculdade, duas pós e um emprego bacana. Mudou tudo? Mudou. “Tudo muda o tempo todo no mundo”, não é mesmo, Lulu?

Passam-se anos, sonhos crescem, desejos mudam, casas diferentes, esperanças renovadas.

De repente, as lutas também continuam mudando e resolve-se caminhar sozinha, só com a esperança e a vontade de vencer. Mais mudanças...

Muda-se de endereço, mudam os pensamentos, mudam-se os projetos de vida! Vida! Metamorfoses múltiplas sempre!

Agora, a mudança mais radical na minha vida aconteceu quando vivi a experiência mais dolorosa e dolorida de todas: perder uma irmã para o câncer! Vivenciar com ela um ano de dor e sofrimento numa batalha árdua e covarde foi um aprendizado. Aprendizado? Dor se aprende a sentir? Quanto tempo esse sofrimento dura? Quanto podemos aprender em um ano, o último de convivência com uma das pessoas mais espetaculares com quem tive o privilégio de conviver?

Mudanças... não imaginava que pudesse haver tantas! Sentir na pele as transformações no corpo, na mente, na voz, nas palavras... no caráter, nunca! Até o último instante de convivência, como tentei absorver todo aprendizado que passou para mim!

Mudei, mudei muito, pois permaneceram marcas profundas... O sorriso não é mais tão largo como antes... A vontade de fazer rir também... Vontade de ficar mais sozinha, não sabendo por quê.

Essas mudanças em nossa vida são necessárias? Não sei, mas acontecem. Estou aprendendo a conviver com as recentes, aprendendo com ajuda, confesso, pois foi necessário. Há quem diga que podemos sozinhos, mas não consegui, acho que muitos não conseguem e apenas continuam sobrevivendo.

Desculpem-me aqueles que acompanham essas mudanças em minha vida e às vezes não entendem o que permanece e o que pode vir a ser daqui em diante, mas continuo na luta, nas minhas metamorfoses diárias.

Minhas mudanças, nossas mudanças... Aprender com elas, sofrer com elas, saber conviver com elas dia a dia. Necessidade de sobreviver!