É médico do SUS?

Eu prometo,queria mesmo que fosse imaginação,que tivera eu sido invadida por pensamentos mega criativos,e oriundos destes,estivera a escrever nesta hora,uma mera história,fruto de minha amiga imaginação,só que não!

Minha mãe sempre diz: menina,como consegue ser tão estabanada?

Eu sempre respondo que não sou,enquanto tropeço na quina da estante,tentando me desvencilhar da conversa,fugindo e negando o incontestável:- sim,eu sou muito estabanada. Dia desses tropecei num degrau da varanda de casa e caí,de forma trágica para mim que senti dores profundas e paralisantes,que me fez chorar por meia hora ininterrupta,cômica para quem estivesse assistindo,pois mesmo sem ver,tenho a sensação exata que reproduzi com louvor uma cena do filme "As viagens de Gulliver",em que o mesmo cai,de forma bizarra diante dos pequeninos humanos da cidade. Comparações à parte,resultado do pequeno tropeço: mão direita inchada,dor chata e constante,dificuldade de viver,pois ficar sem sua mão de todos os dias não é para qualquer um.

Como a maioria do povo brasileiro,que acredita fielmente que de "médico e louco" todos nós temos um pouco,comprei uma pomada anti-inflamatória e tratei de cuidar eu mesma da mão afetada. Surtiu um breve efeito confesso,porém o inchaço permanecia,e como dizem também "quem tem amigos não morre pagão",fui carinhosamente convencida por minha melhor amiga a visitar o "seu doutor". Lembro das carinhosas palavras ditas por ela: cara,a mão é sua, e se você escuta a opinião de todo mundo,e acha que vai ficar boa sozinha,é contigo mesma,sabe que se ficar com a mão torta não vai poder mais tocar,digitar,escrever,cuidar dos filhos...A essa altura minha identidade estava na mão e o cartão do SUS,sim,do SUS,e aí que minha tragédia se iniciava.

Após uma pequena espera de toda minha manhã,finalmente consegui ser atendida,e de pé estava,de pé fiquei,e sem ao menos olhar para a mão afetada,o médico me instruiu a fazer o exame de raio X.

- Ali,naquela sala à esquerda,disse ele. Soube exatamente onde era quando vi uma dúzia de pessoas,no mesmo estado ou piores que eu,a espera de um milagre(ser chamada).

Finalmente exame feito,meu nome é chamado para a entrega do laudo,quando a técnica de raio X,sem graça me diz: - deu errado o exame,cortou sua mão. Perguntei se havia me mexido na hora e fui informada que minha mão por ser grande,não coube na placa de metal. Eu disse que quando caí lembrava o gigante Gulliver,não disse?

Pois bem,raio X refeito,mais uma longa espera para revisão. Ao entrar na sala,o veredicto final: - dedo do meio quebrado,tome esse remédio e passe na sala de gesso para colocação de uma tala e placa de alumínio, daqui uma semana vá ao hospital para revisão.Palavras doces e gentis de um médico da rede pública.

De volta para casa,aliviada de certo modo,enfrentaria uma semana cheia de privações,pois para alguém acostumada a fazer suas próprias coisas,ficar com uma mão inativa é bastante tenso,principalmente quando a mão em questão é a única que você sabe usar. Sempre é tempo de reaprender.Sábias palavras,mas na prática...

Dia fatídico,a volta ao médico para a revisão,e quilos de esperança de voltar para casa sem àquela atadura fétida na mão,e a sensação de estar "curada".Não é preciso mencionar que a espera foi tão longa quanto na primeira vez,com a exceção de não ser emergência,o que te dá a larga vantagem de ter o dia todo pela frente e saber que vai passá-lo a espera do médico que nunca chega.

Enfim,o momento mais aguardado por mim, pergunto: então Doutor,já posso retirar essa tala? O Doutor olhando para a radiografia meio amassada,na luz própria para isso,sorri e diz: menina,não tem nada quebrado aqui. Foi apenas uma contusão,resultado da queda,que vai passar logo,e em caso de dor,tome apenas um analgésico.

Bom,nem é preciso dizer meu sentimento nessa hora, não é mesmo?

Gostaria de encontrar por acaso o "seu Doutor",o querido que não sabe ver radiografias,e sem muita cerimônia,mostrá-lo o dedo não quebrado,aquele do meio,e sem mais delongas rasgar seu diploma que deve ter sido comprado,sei lá.

A boa notícia é que não quebrei o dedo na queda! Ufa!! Mas ficar com ele imobilizado uma semana,trouxe algumas dificuldades que terei que resolver com calma e fisioterapia,EM CASA! Vai que eu vou ao fisioterapeuta reclamando da mão direita e o CIDADÃO me interna para fazer cirurgia na coluna? NÃO OBRIGADA! Deixei a cada dia o seu mal.

Gabi Vilamar
Enviado por Gabi Vilamar em 24/09/2013
Código do texto: T4495261
Classificação de conteúdo: seguro