A VERDADE ESPIRITUAL DE CADA UM

Acompanho todo o movimento religioso no Brasil, o declínio da Igreja Católica, que a meu ver é temporário, pois uma instituição milenar que sobreviveu a guerras, ataques e ao avanço da ciência, não será um gigante que morrerá agonizando sem procurar uma saída, por enquanto ela tenta uma revitalização de suas práticas e dogmas, mas não decarto uma mudança de postura e até mesmo de doutrina, isso como uma medida de urgência, quando tudo o mais ortodoxo for testado, mas não deu resultados satisfatórios.

Também acompanho o crescimento e popularização da Igreja Protestante, com mais espaço na mídia e cada vez mais presente na sociedade com suas crenças e valores; diz o IBGE que já são 26% os que se declaram protestantes, e em pouco mais de 15 anos a continuar esse crescimento, serão maioria no Brasil, mas é preciso que ela tome cuidado com os rumos que está tomando, é preciso de cresça com prudência, com o tempo passou de perseguida a perseguidora, não são poucos os blogs protestantes de apologética que existem com o intuito de desacreditar e demonizar as outras filosofias, em especial a doutrina espírita, da qual sou seguidor, como ex-protestante sei bem como pensam a respeito de tudo aquilo que não condiz com sua doutrina, e sei também que não fazem isso movidos pelo ódio, afinal não se pode odiar o que não se conhece, o que parece ser ódio nada mais é do que ignorância disfarçada, eles querem que todos sejam salvos como eles foram, e que tenham a vida de bençãos que eles tem, atitude louvável que deve ser compreendida com paciência, isso sem que elas atualmente duelam entre si, obviamente disputando o mesmo nicho, mas é preciso entender que existe uma igreja para cada gosto e necessidade e que a diferença está mais na forma do que no fundo.

Ontem lendo um livro sobre mitologia grega deparei-me com uma história, naos será necessária nenhuma digressão, pois é autoexplicativa:

“Conta-se que os deuses do olimpo se reuniram e decidiram de comum acordo que os homens estavam maduros o bastante para receberem “A verdade” sobre os deuses, a humanidade recebeu a notícia com grande alegria e entusiasmo, o jovem mercúrio, mensageiros dos deuses, foi encarregado levar a “Verdade” aos homens e a recebeu em forma de uma joia muito bela e brilhante que seria capaz de iluminar os caminhos da humanidade, mercúrio, então, a pegou nas mãos e desceu do Olimpo para cumprir sua nobre tarefa, mas de tão ansioso acabou por tropeçar ao pisar na terra e derrubou a “verdade”, que se espatifou em numerosos pedaços pelo planeta, mercúrio retornou envergonhado, mas os deuses não o puniram, enquanto isso na terra cada homem encontrou um pedaço da “Joia da verdade” uns grandes, outros pequenos, uns mais brilhantes e iluminados do que outros, mas.. todos parte de uma única e grande verdade, o problema é que ao encontrar um fragmento, cada um achou que havia encontrado a verdade completa e acabada, e cessou sua busca, se conformando com o que encontrara e automaticamente rejeitando o fragmento do outro homem como falso.”

quando cada religião perceber que a verdade de que é portadora é apenas um fragmento de uma grande joia maior do que ele próprio, e que apenas a união de todas elas em harmonia será capaz de iluminar os seus caminhos, nascerá a compreensão e a busca em comum para a felicidade.