[A Experiência & Eu ]

A Experiência é minha amiga.

Ela tem olhos vivos, verdes de esperança, expressivos.

Quando ela conversa parece prosa, conto.

Grande amiga, a experiência.

Dia desses fui encontrar minha amiga, fomos caminhar na praia, tirar a água do joelho.

Um encontro de águas

De início, água pra matar a sede da chegada.

E falando da vida, parecia que a vida era água... límpida, cristalina,

Substância inodora, incolor que nos engole num gole só...

Depois, água pro café, parecia que a vida tinha um aroma que saía da água borbulhante, Substância escura, amarga...mas com cheiro bom...

Depois do depois...mais água....de coco, água do mar....água doce, água salgada

Brisa, maresia...

Maré Alta, maré baixa...

A vida é água.

Do umbigo umbilical até o mar Estige*, passando pelo rio do esquecimento*...

Límpido, lindo, cristalino o encontro com a Experiência que, em mais de suas lições, ensinou-me de que a vida é água.

Onda vai, onda vem, nenhuma é igual à outra. Nunca.

A vida é água.

E continuamos a caminhar na praia, ou melhor, a nadar; pois o rio nunca volta pra trás.

Viver é caminhar, é nadar, é engolir muita água e depois lavar a alma...com poesia...

15#04#2007 01:00

*Dedicado à grande amiga e professora Noemi Ribeiro.

*Mar Estige = Stygiis (Styx, ygis, ygos) é Estyge, fonte e lago da Acácia, que os poetas fingem ser um lago dos infernos; ou rio dos infernos pelo qual juravam os deuses.

*Rio do esquecimento = Os Romanos acreditavam que entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos havia uma fronteira. Essa fronteira era o rio Lethes, também chamado rio do esquecimento porque as suas águas tinham como efeito apagar a memória, fazer esquecer tudo o que acontecera em vida. Fonte:http://web.educom.pt/paulaperna/rio_lima.htm