O HOMEM E A ÁGUIA
 
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e bendiga o seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
Ele é o que perdoa todas as tuas enfermidades,
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
Que farta tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”
(Salmo 103:1-5)
 
Causando encantamento entre os homens e animais, a águia sobrevoa o céu com a imponência e majestade conferida pelo Deus altíssimo em sua perfeita criação, sendo a ela atribuído o título de rainha das aves.
 
Sobrevoar mares e montanhas com o vento da liberdade tocando seu rosto e suas asas, sentindo os raios do sol brilhante aquecendo-a e iluminando seu corpo é um privilégio para poucos, e muitos homens, sem dúvida alguma, adorariam sofrer metamorfose para viver no céu tal qual a águia.
 
Uma fábula que bem se aplica a realidade humana mostra-nos a necessidade de transformação, mudança, renovação em busca de uma nova vida. Assim, contam os sábios que a águia vive aproximadamente 70 anos, porém, por volta dos 40 anos, suas penas e asas estão enrijecidas, não podendo ela alçar vôos tão altos quanto antes, suas garras estão flexíveis, o que impossibilita que ela prenda suas presas com a mesma precisão de outrora e seu bico está encurvado, o que dificulta a alimentação. A águia necessita tomar uma grande decisão que significará a manutenção de sua vida: ou ela se recolhe no alto da montanha para um doloroso processo de mudança ou espera uma morte lenta e dolorosa chegar.
 
Com força, coragem e determinação para ultrapassar a dor e os obstáculos da solidão para no fim ganhar uma nova vida, a águia se recolhe durante 150 dias no alto da montanha; nesse período bica as rochas até o bico cair, arranca suas garras, uma após outra e esfrega o corpo nas pedras até não restarem penas velhas. A águia espera seu corpo reagir através da manifestação de Deus em sua vida, e ao final desse doloroso processo, ela terá uma nova penugem, um bico novo, garras novas, um fôlego novo. A águia sofre uma renovação completa que lhe dará forças para viver por mais 30 anos, partindo com determinação para sobrevoar o céu ainda mais alto, reinando entre as aves com toda sua pompa e circunstância, sob a unção do Deus Pai.
 
A renovação buscada pela águia se faz tão presente na vida dos homens quanto o ar que preenche seus pulmões. Para o êxito desse processo indispensável às nossas vidas só há um caminho: conhecer e tentar viver como Jesus. A Bíblia é bem enfática quando afirma: “Mas os que esperam no SENHOR renovarão, as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40:31); e “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17)
 
O homem é a mais perfeita criação de Deus, que o fez Sua imagem e semelhança para reinar nesta Terra, dominando a águia e todas as outras criaturas. Esse mesmo homem, mergulhado no egocentrismo, se afastou do criador para viver de acordo com a vontade própria, seus desejos mais torpes, seus pecados, trazendo a morte para sua vida.
 
A natureza pecaminosa nos acompanha desde o ventre de nossa mãe e apenas Jesus Cristo pode nos livrar dela, dando-nos a renovação que precisamos. O processo de transformação do homem de antes para depois de conhecer a Cristo pode ser lento, doloroso e tão sofrido quanto o da água, pois o homem necessita se livrar da alma antiga, enrijecida, inflexível e pesada para ser preenchido pela luz e a leveza de Jesus em sua vida. De igual modo, esta renovação dará uma nova vida nesta Terra, mas lhe trará algo muito mais grandioso, um vôo mais alto: a vida eterna, pela graça de Deus.
 
Lágrima, dor, angústia, medo, sofrimento, insegurança e incerteza são intrínsecos ao homem, sentimentos necessários ao seu crescimento espiritual; contudo, o homem transformado por meio deles, e que está em Cristo, olha para esses gigantes e age como Davi, vendo-os pequenos diante do poder de Deus em sua vida, partindo para o ataque e o destruindo com a força e a coragem dada pelo mesmo Deus altíssimo, que enxerga no seu coração uma nova criatura, que clama e confia Nele. O apóstolo Paulo, em sua Primeira Carta aos Romanos já dizia: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
 
            Deus nos criou para voar mais alto que a águia, para fazer algo que ela não pode: amar, sorrir, sonhar, transformar vidas, herdar a vida eterna, para sermos o “sal da Terra e a luz do Mundo”. Para viver no Céu prometido e apreciar a beleza da vida que Deus nos oferece; tal qual a águia, precisamos renovar nossa alma e espírito junto à Cristo, buscando a Ele todos os dias, na certeza que a vitória é certa e que voaremos rumo ao Paraíso.
 
 “Firme, oh! Deus está o meu coração
Firme nas promessas do SENHOR
Eu continuo olhando para Ti
E assim eu sei que posso prosseguir
E mesmo quando eu chorar
As minhas lágrimas serão
Para regar a minha fé
E consolar meu coração
Pois o que chora aos pés da cruz
Clamando em nome de Jesus
Alcançará de Ti SENHOR
Misericórdia, graça e luz.”
 
(Aos Pés da Cruz, Kleber Lucas)
 
(25/09/2013)
 
Robson Alves Costa
Enviado por Robson Alves Costa em 27/09/2013
Código do texto: T4500893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.