VETERINÁRIOS

É uma classe profissional que passa despercebida à maioria das pessoas. Só quem tem animais ou os respeita, sabe qual é a verdadeira missão dos veterinários. Estes, para além de tratarem as doenças dos animais, são também seus extremosos amigos e companheiros.

Despertou-me interesse este tema depois de assistir no programa HÁ CONVERSA, do canal MEMÓRIA, a uma entrevista da excelente profissional Isabel Angelino a outro exímio profissional , o veterinário João Henriques. Este veterinário deu a conhecer quão árdua é a sua profissão que passa por uma disponibilidade quáse permanente na prestação de tratamentos e intervenções cirúrgicas urgentes, mais especificamente a cães e gatos, muitas vezes durante a noite.

João Henriques referiu-se particularmente à relação do homem com estes animais que apontou como fieis amigos, obedientes e seguidores dos seus "donos". Referiu também que o cavalo era o animal que mais admirava porque estabelece uma relação perfeita entre o Homem e a Natureza.

A propósito, sou muito sensível a este tema, porque tenho tido cães, gatos e papagaios e até fui criado com um chimpanzé, além de encontros acidentais com répteis que nunca me agrediram e com os quais mantive uma relação quáse humana. Além disso o meu irmão mais velho, Fernando, já falecido, também era veterinário e sei com que abnegação se entregava ao exercício da sua profissão.

Espero que esta crónica sirva para reflexão das pessoas no seu comportamento perante os animais, de um modo geral e passem a considerar os Veterinários, profissionais exemplares.

Ruy Serrano, 28.09.2013

Ruy Serrano
Enviado por Ruy Serrano em 28/09/2013
Código do texto: T4501808
Classificação de conteúdo: seguro