Maestro x Reitor

O maestro rege a orquestra. Escuta os sons, e dá à eles vida. Faz os músicos se equilibrarem nas partituras, para não saírem da sintonia. Não faz o trabalho deles, apenas os orienta a fazer o certo. Sem o maestro, a orquestra tocará, mas não vibrará. Tocará, provavelmente desafinado. Ou talvez nem tocará devido a impossibilidade de sintonia dos músicos. Portanto: sem o maestro a orquestra não funciona.

Na vida é do mesmo jeito. Na Reitoria, o reitor não é o dono da orquestra, embora tenha autoridade. Ele é "apenas" o maestro. Não pode concentrar todas as atividades em suas mãos, pela impossibilidade de fazê-lo com excelência. O maestro não toca os instrumentos. "Apenas" rege. Reger não é para qualquer um. O que rege, deve ter experiência, simpatia e autoridade. Experiência para entender os diferentes instrumentos. Conhecer os diferentes sons; saber diferenciar as melodias; colocar ritmo na música. Tem que ter simpatia para se relacionar com seus colegas. Ele é chefe, mas não é dono. Ele exige, mas não manda. Na verdade, até pode ser linha dura, mas tem que ter cuidado para não exagerar. Sua cabeça pode ser degolada, pela revolta dos abastados. Abestados?! Enfim: o maestro possui também autoridade. Autoridade, que combinada com a Alteridade, e que faz o negócio funcionar.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 02/10/2013
Reeditado em 02/10/2013
Código do texto: T4507913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.