O que ensinamos a nossas crianças...

Em meu trabalho, ando o dia todo, praticamente, pelos bairros de minha cidade (Rio Branco - AC). Fico estarrecido em constatar que os nossos jovens e crianças que perambulam pelas ruas, estão desprovidos totalmente de medo. Se eles estão no meio da rua, jogando bola ou taco, só saem quando a gente usa a buzina e muitos deles não se intimidam nem mesmo assim, apenas arredam-se um pouquinho para o lado, o suficiente pra gente passar com o carro, às vezes raspando o retrovisor neles.

Fico pensando o que se passará na cabeça dessas crianças e jovens. Lembo-me quando era jovem, desde criança mesmo, meus pais, ensinavam-me a ter medo, medo dos carros, das bicicletas, das motos. Minha mãe dizia:

- Jorge, quando voce estiver na rua e vir um carro, corre pra calçada, que aqui a gente chama de passeio.

- Jorge quando for atravessar a rua, olha bem para os dois lados, só quando não vier nenhum veículo voce atravessa.

Eram essas e outras recomendações que a Dona Rosinha fazia pra gente, pra gente respeitar os veículos e os motoristas. Hoje a gente não vê mais isto. Por que será? Será que os pais não ensinam a seus filhos que um carro é muito mais pesado do que ele, que é feito de ferro e poderá machuca-lo se for atropelado?

Será o desrespeito natural que todos os jovens têm hoje por tudo?

Serão as Leis que temos, que inflingem aos motoristas, motoqueiros e outros sérias penalidades?

O que vemos são crianças que não respeitam as vias públicas, passam em sinais de trânsito fechados para elas, esgueiram-se no meio dos carros nas vias públicas sem medo e nenhum temor, literalmente jogam-se na frente dos veículos em avenidas movimentadas e os motoristas que se danem, que parem se quiserem e isso não acontece só com jovens e crianças, vemos mesmo muitos adultos nesta atitude de desrespeito.

Acho que é mesmo a falta de educação. Isso mesmo, falta de educação, os pais, hoje, não educam mais os filhos, não conversam mais com eles sobre os problemas e perigos das ruas.

Pobres dos motoristas, são sempre taxados de culpdos pelos acidentes. Na maioria das vezes os atropelamentos acontecem por culpa do atropelado, isso tenho certeza, o povo se arrisca temeráriamente nas ruas e avenidas, atravessando rodovias e vias expressas, trilhos de trens e metrôs, coisa de louco.

Sem querer defender nem desculpar os motoristas, mas a gente na rua já tem inúmeras coisas pra se preocupar, sinais, buracos, valetas, outros carros, marginais, meninos de rua oferecendo coisas.

Conclamo aos pais: vamos educar nossos filhos, vamos dar-lhes orientação quanto ao trânsito para evitar tragédias, porque a tragédia não é só para a vítima, o motorista envolvido também sofre taumas, muitas vezes nunca mais esquecidos nem superados.

Acreucho
Enviado por Acreucho em 15/04/2007
Código do texto: T451082