Filhos sem Pai....Hoje realidade;Amanhã problema...

Estou muito preocupado com o que acontece aqui na minha cidade e acho que seja uma coisa generalizada. Mães criando os filhos sozinhas, ou os filhos sendo criados pelos avós.Alterando drasticamente o curso da vida. Pode parecer uma preocupação à toa, mas é bom que repensemos este fato. Fica parecendo que somos como muitos animais, selvagens ou até mesmos domésticos. O galo, gato, boi entre muitos, fazem filhos e as fêmeas criam. Mas este é uma coisa que já vem de muito tempo, talvez desde o aparecimento deles na terra. É da natureza deles. Mas com o ser humano é coisa nova. Sempre tivemos como base a família, pai, mãe, irmãos, avós. Todos fazendo a sua parte dentro de um contexto. Como sabemos, os filhos precisam de um espelho para modelar o seu comportamento. Como fica um filho,filha sem a figura do pai ou da mãe para se espelhar! E estes filhos no futuro serão pais. Como eles não tiveram a família completa eles vão fazer o mesmo que fizeram com eles e daqui não muito distante não haverá mais família, casais vivendo juntos. Penso eu que estamos retroagindo na história. Eu fui professor há muito tempo, e por circunstâncias da vida tive que retornar às salas de aula. Que choque terrível eu tive. As crianças acham que todos são iguais. Tanto faz um amigo, o professor, às vezes bem mais velho. Não há respeito. Não têm limites. Fazem o que bem querem. Sem pensar nas conseqüências. Brigam, falam alto em plena sala de aula. Respondem grosseiramente aos professores, os colegas. Não aceitam represálias. Conselhos. Nada. Parecem uns bandos de desordeiros. Se reúnem em gangues, para tudo. É como se fossem lobos, com chefes, hierarquia. Não me habituei ao novo contexto. E procurei outra coisa para fazer.

Separei-me da primeira esposa e vi com os meus próprios olhos, o meu filho mais novo, revoltado. Nós como seres humanos, pensantes, temos que agir também com a razão e não só pela emoção. Quando tivermos que unir a alguém pare para pensar, analisar os prós e os contras deste futuro relacionamento. Planejar o nascimento dos filhos e só tê-los depois de ter a certeza de que este relacionamento é duradouro. A gente não constrói uma casa, sem primeiro analisar o terreno e fazer uma base sólida, para não desmoronar. É preciso fazer o mesmo, no casamento, na união familiar. A gente se queixa muito da vida, mas não olhamos para trás e vemos o que estamos fazendo, as conseqüência de nossos atos.

Pense comigo e tentemos achar uma saída para este problema!

Obrigado pela paciência de ler estes meus desabafos.

reinaldo.s.barreto@hotmail.com