Imagine John Lennon Vivo

Você já imaginou um mundo proposto por John Lennon onde não houvesse inferno e tudo seria céu? Onde não houvesse nenhum país e nenhuma guerra? Onde não houvesse religião – ninguém se achando o povo eleito de Deus, Alá, Buda ou Jeová e todos se sentindo iluminados? Onde não houvesse posse, ganância, fome e houvesse “uma irmandade dos homens”?

E Lennon canta: “Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Espero que um dia você se junte a nós e o mundo viverá como um só.”

E o cantor continua – sua pessoa morreu, a mensagem entoada permanece – a nos convidar para o exercício da imaginação:

“Imagine todas as pessoas vivendo o presente.” Nós ampliamos ainda mais esta atividade imaginativa que nos permite viajarmos para o campo das suposições. Suponha que o presente, o hoje, de John Lennon fosse agora? Ou melhor, ainda: que ele ressuscitasse, suponha. O que ele acharia e diria?

Claro que seria ‘lugar comum’ dizer que o mundo que Lennon nos propõe imaginar está além da realidade. Pouco ou nada se conseguiu: o inferno não é tão longe, o céu não é aqui; ainda se mata, se morre por motivos religiosos; apesar da globalização, o mundo não é um só; há ganâncias e fome e a humanidade não é fraternal ainda – será algum dia?

Se a pós-modernidade não é nenhuma maravilha, não podemos dizer que nada mudou. Mudou?

Certamente Lennon acharia um mundo diferente do seu – nem melhor ou pior, diferente apenas.

A Guerra Fria não existe mais – exagerados diziam que era o fim da História como se a historicidade se fizesse apenas por diferenças ideológicas. O computador veio para facilitar a vida de todo mundo. A internet aproximou as pessoas através da comunicação e do comércio. Ela também facilita a propagação do conhecimento, da cultura, da arte e da literatura. Só não sabe quem não quer ou é analfabeto digital.

É John Lennon não encontraria um mundo com menos violência, mas o acharia mais comunicativo e interativo.

E se comunicação é chave para abrir portas, temos um chaveiro, uma penca delas para melhorarmos enquanto pessoa – e como a postagem do mundo virtual afirma: “se eu melhoro, o mundo se transforma”. O que preciso melhorar como pessoa? Pergunte a si mesmo e use a imaginação para encontrar respostas.

John Lennon já sonhou com um mundo melhor. Você pode tornar este sonho realidade. Imagine só.

É somente imaginar para as mudanças começarem acontecer.

Enquanto escrevo, continuo praticando meu exercício imaginativo ouvindo Lennon em sua canção ‘Imagine’.

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 05/10/2013.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 05/10/2013
Código do texto: T4512081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.