O BRASIL SE PERDEU – QUE CHEGUE O FUNDO DO POÇO

O BRASIL SE PERDEU – QUE CHEGUE O FUNDO DO POÇO

06/10/13

Os amantes conscientes do futebol entendem o porquê de um time sair de uma posição e de repente passar para outra diametralmente oposta na tabela de classificação. É exatamente esta a situação que vejo o Brasil passando. Há pouco tempo ocupávamos uma posição de destaque no cenário mundial, socorríamos quem não nos socorreu, ditávamos receitas de sucesso, nossa moeda era valorizada e o risco Brasil era cada vez menor. As favelas eram ocupadas e os bandidos e traficantes ficavam perdidos e se escondendo.

O mundo que até há pouco tempo andava na velocidade do som, através das ondas do rádio, hoje vive na velocidade da luz, pela internet.

Não temos mais tempo para deitar em berço esplêndido. Hoje em dia se correr o bicho pega, se parar o bicho come. O Brasil parou. Parou de criar lideres. Parou de criar e se dar ao respeito. Parou de ter autoridade. Parou de exercer a justiça, ainda que injusta. Não temos mais parâmetros. O errado é o certo e quem procura acertar erra.

Nossa população é desrespeitada por telefones que não falam, por promessas e contratos que nada valem, por agências reguladoras que nada regulam a não ser os interesses de seus dirigentes por greves sem justificativas onde quem perde é o povo.

Buscamos líderes em bem intencionados que por meia dúzia de palavras e ataques coléricos, tentam demonstrar autoridade, mas só conseguem, com o passar das horas, ou minutos, destruírem seu efêmero brilho pelo vapor que expelem advindos de seu autoritarismo.

Por vivencia própria, torço para que cheguemos ao fundo poço, pois só lá chegando encontraremos os apoios que nos permitirão voltar a luz. Estes apoios podem ser frestas na parede do poço, uma corda esquecida ou arremessada por alguém que irá nos auxiliar na subida ou, ainda, por uma força interna que nos permita revigorar nossos músculos criados ao longo de toda uma existência e com eles num esforço único depois de termos nossas pernas vergadas retesá-las num impulso para a vida.

Precisamos sempre ter em mente, que nem sempre acertamos quando achamos que o fundo do poço foi atingido. Estamos na escuridão, imobilizados pelo medo, falta-nos o ar, o fundo do poço está coberto por lama que nos suja e faz enterrar nossos pés nos dando a sensação de estarmos presos para sempre.

Dizem que Ele é brasileiro então que se faça a luz.

Geraldo Cerqueira