Como desmamar seu filho em 4 anos!

Esta é uma crônica de autoajuda para as mamães que não conseguem desmamar suas crianças em tempo hábil. Eu, que não sou fã do gênero, resolvi escrever esse texto com o lindo intuito de incrementar conhecimento à tão falada amamentação.

Sei que muitas mulheres não conseguem amamentar seus rebentos por vários motivos e um deles é o “bico invertido”, eu mesmo fui vítima deles. E em tenríssima idade. Eles são malvados os bicos invertidos. São uns egoístas e introspectivos, pensam somente neles mesmo quando acontece a dolorida mastite.

Não mamei na minha mãe por causa dos ditos cujos, mas pude inverter – não os bicos – mas minha situação como parturiente prestes a amamentar. Fiz uma força do cão, não para parir, mas para dar de mamar, e fui capaz de ouvir ainda no quarto da maternidade minha mãe falando baixinho:

- Ela tem os bicos invertidos, como eu! E deu um longo suspiro.

- Cruz credo! Eu disse. Ele vai mamar sim, nem que eu tenha que virar do avesso para isso acontecer! E taquei o pobrezinho na teta.

Ele mamou com vontade. Até hoje.

Até hoje que eu digo, passaram-se quatro anos desde aquele comentário infame de minha mãe. Por certo provei – mais que o necessário - que eu não tinha a genética dela.

Quando meu filho fez um ano, já comecei a ouvir rumores de que seria interessante parar de amamentar, já que ele se alimentava muito bem. Pensei naquele momento que iria incontinenti até os dois anos, por achar salutar e pelas imensas propagandas a respeito sobre a imunidade e segurança que o ato representava à criança.

Quando meu filho fez dois anos, não eram rumores que eu ouvia, eram palavras proferidas em voz alta e clara para todo mundo ouvir, na esperança que eu tivesse o discernimento propício que a decisão exigia. Deixei para lá, porque quando ele estava em meus braços e pedia para mamar, ele o fazia de tal modo que era simplesmente impossível dizer não. Eu dava. Ele fechava os olhos de prazer e havia covinhas em suas bochechas quando sorria de felicidade. A coisa mais linda da minha vida.

Pois bem, o tempo foi passando e achei que seria necessário o desmame, já que dormia pouco e ele também. Com quase três anos passei a fazer o que me diziam para desmamar:

- Passa arruda!

Passei. Ele gostou.

- Passa pimenta!

Passei e ele está comendo pimenta até hoje.

- Passa pasta de dente!

Passei, mas tive que tirar porque o negócio ardia que era uma coisa séria. Mas acredito que ele iria gostar, pois já escovava os dentes. Não iria funcionar, eu tinha certeza.

- Seca o leite!

De que jeito, gente? Isso é judiaria para uma mãe. Eu nem quis saber sobre isso e algum tempo depois soube que não se faz mais aquela injeção para secar o leite e que ela deixa a mãe um trapo. Mais do que já está.

Desisti.

Às vésperas dele fazer 4 anos, resolvi ter um papo sério e fechar definitivamente a fábrica de leite. Isso gerou imensas choradeiras e muita determinação. Conseguimos superar o desmame sem mais delongas.

Ele ainda vem se achegando, querendo mamar, mas sabe que não pode mais. E eu fico com o coração partido porque não tenho mais aqueles olhinhos fechados suspirando de amor em meus braços.

Mas enfim, terminando esse texto de autoajuda (cruzes!), creiam-me mamães, que se eu pudesse daria de mamar mais uns dois anos... Sentirei saudades sim, pois é sempre bom manter esses momentos felizes o máximo que puder!

Michele CM
Enviado por Michele CM em 07/10/2013
Código do texto: T4514866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.