DIA 12 DE OUTUBRO DE 2013, PORTO FERREIRA-SP

Sábado, dia 12 de outubro de 2013, feriado nacional, comemora-se o dia da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, e também o dia da criança.

Tivemos duas procissões, uma na igreja de Santa Maria, bairro de Santa Maria, e a dos canoeiros, na Igreja Matriz de São Sebastião foi realizada a missa tradicional, e na Praça tivemos brincadeiras de todo tipo para a criançada, distribuição de brinquedos e algodão doce.

Convidei a esposa para ir até a praça, ela topou. Fomos a pé. Chegando lá encontramos várias famílias conhecidas, momento de bater um papo, e a criançada correndo de um lado pro outro, alguns jogando bola, enfim foi legal.

Com a câmera digital na mão fui batendo algumas fotos, logo senti um cheiro de pastel frito, e vamos lá saborear. A esposa não quis comer pastel. Queria voltar pra casa. Tudo bem ela concordou, ela foi pra casa e eu desci até a beira do Rio Mogi Guaçu, ver a procissão dos canoeiros.

Adentrei no espaço da antiga estação ferroviária da Cia. Paulista, pensando que poderia cortar caminho, mas me dei mal, tive que voltar e ir pelo calçadão da Avenida Engenheiro Nicolau Vergueiro Forjaz.

Achei estranho, pelo caminho nenhuma movimentação de pessoas, fato que sempre a gente vê uma aglomeração de pessoas em volta da Ponte Metálica para assistirem a chegada.

Sentei na escadaria a beira do rio, e logo ouvi um tiro de rojão, e foi chegando pessoas, algumas se acomodaram nas mesas, e foram saboreando uma boa pratada de peixe frito com cerveja.

Em seguida iniciou uma movimentação de barcos descendo rio abaixo, e fiquei observando, quando entrou mais de seis pessoas num barco só, e neste barco embarcou um cidadão de terno e gravata, logo pensei, deve ser o padre. O fato é que ninguém estava usando colete (salva vidas), enfim lá foram eles descendo o rio.

A barriga começou a roncar, até pensei em vir embora, pela demora da procissão não dar sinal de vida em chegar. Mas iniciei uma conversa com um cidadão, e ficamos no papo.

Até que enfim, lá vem à procissão dos canoeiros rio acima, e de pronto liguei a minha câmera e fui fotografando a passagem dos barcos, que foram passando por debaixo da Ponte Metálica, contornaram, daí regressaram até a área de lazer.

Após todos ancorarem na margem do rio, iniciou um foguetório, e viva Nossa Senhora de Aparecida... Viva... Viva... Não esperei o final, resolvi voltar para a Praça da Matriz, e continuar fotografando.

Encontrei a responsável pela Promoção Social, Ana Carolina, que solicitou a mim, tire uma foto, e publique no Facebook. Eu já estava preparado para saborear um pastel de carne e tomar um guaraná, mas achei melhor, fotografar e depois comer o pastel. Aproveitei o momento e mostrei pra ela o email que recebi do Deputado Estadual Cauê Macris, anunciando que no mês de novembro a prefeitura de Porto Ferreira vai receber uma verba de R$ 70 mil reais, quem sabe o setor de transporte da saúde, possa comprar um veículo, enfim vamos aguardar. Ela, Ana Carolina ficou contente com a notícia sobre a liberação de verba para o setor da saúde.

Clique, fotografei a turma do pastel, que estavam todos alegres, despedi e fui subindo pela praça, de novo, bati algumas fotos das barracas, enfim foi um dia legal.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 12/10/2013
Código do texto: T4522528
Classificação de conteúdo: seguro