PLATEIA SILENCIOSA

Movimento intenso. No pronunciamento de cada orador certo medo que, queriam eles, fosse transformado em certeza. A euforia, a necessidade de buscar uma forma justa de vida afastava qualquer ideia pessimista da cabeça dos manifestantes. Não deviam tê-las mesmo. Com medo não se conquista absolutamente nada. Quando a causa é justa se vai até onde for preciso, se vai além dos sentimentos, se vai até onde a razão alcança. Se a fatalidade transformou aquela manifestação em tragédia, ela terá repercussão ainda maior. É pena ver pessoas que só procuram seus direitos serem vítima de acidentes cruciais.

Se o local onde estavam obstruindo o trânsito era impróprio, se talvez, faltou uma sinalização adequada, se a inexperiência provocou o acidente, que seja ele um marca das lutas, um registro das crueldades em que estão jogados estes trabalhadores. O abandono e a falta de amparo legal, justamente eles que tem em mãos a responsabilidade da produção do componente essencial para a vida, ou seja, o alimento. Que seja ele um alerta, uma amostra do que poderá ocorrer, caso eles sejam, mas uma vez, relegados á segundo plano. Provaram que irão lutar independente de haverem perdas lastimáveis. Hoje choram os familiares, os amigos trazem vivo na memória o episódio, a classe deve se unir na dor e de mãos dadas criar mais força para reivindicar.

Não morreram capinando, arando ou com outras coisas de seu meio, foi numa estrada coberta de concreto que nem pó fazia, foi arando uma esperança, capinando um campo de batalhas. E que importa se a mesma ferramenta com que trabalham sirva para abrir o solo onde permanecem sem poder apoiar os demais. Quem chegou ao fim da roça com dignidade não teme. Quem continua na empreitada sabe que estas ocorrências fazem parte da guerra e nesta não o que ficou pra traz e sim o que vem pela frente. Não. Não terá sido em vão a luta nem a voz trêmula e os olhos turvos de ver partir alguns soldados, são com empenho e quedas que se vai à frente.

Derramem o sangue e as lágrimas se necessário, mas sigam de cabeça alta porque a vergonha é de quem não batalha e, vocês não podem se abater pelo ocorrido. É necessário avançar sempre. Este silêncio que se apodera de cada um de vos é profundo, mas não será o calar definitivo.

Sofro com cada um de vocês, porém tenho certeza que a solidariedade é geral, exceto dos omissos e medíocres. Não faz diferença, eles são poucos e a vitória sua será derrota deles. Se eles vencerem não haverá perdedores, pois quem abraça a causa e luta por ela, ainda que contrariado, ainda que, sepultando amigos, sairá de campo orgulhoso, porque teve a coragem de tentar.

Bate coração bata por todas as injustiças que se vive neste mundo.

Bata forte em cada peito dos carrascos camuflados, bata, ao menos, até que a justiça seja feita.

Que teus gritos de indignação possam ser ouvido e entendido por todos.

Dayde W Nikolas
Enviado por Dayde W Nikolas em 15/10/2013
Reeditado em 25/06/2015
Código do texto: T4527229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.