Ensino Politécnico ou mais um politreco na educação!

Ensino Politécnico ou mais um politreco na educação!

Estas experimentações no ensino público possuem um caráter enlouquecedor para os professores e os alunos. Mas, para quem tem filhos nesta nova modalidade de ensino médio politécnico ficou ainda pior, como é o meu caso. As referências numéricas conhecidas como notas (6,7,8...)sumiram e entraram em seus lugares três conceitos: CSA ( Satisfatório) CPA ( parcial) CRA ( restrito) PPDA seria uma espécie de recuperação em que ainda não conseguimos apreender. Quando aos conceitos, eu acho muito tranquilo, o grande entrave é a tal avaliação dos alunos por áreas do conhecimento. Por exemplo, os alunos possuem as suas grades curriculares, horários, avaliações, salas e professores divididos por disciplinas como: Química, Física e biologia, porém são avaliados no conjunto das Ciências da Natureza ao qual é área compõem essas disciplinas. Assim como existem: Áreas de Conhecimento Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Vou citar uma situação hipotética para ilustrar, então , se um aluno não consegue atingir todas as habilidades propostas para a disciplina de química, por exemplo, ele ,automaticamente, decai todos os conceitos de Biologia e física também. Mesmo que os professores e direção jamais tenham colocado, claramente, quais são as habilidades que os alunos devem ter na área das ciências da natureza. Porém se um mestre decidir no conselho de classe que o aluno será CPA , prontamente, todo o esforço mental de estudos ao qual foi feito para as outras duas disciplinas se esvai. Posso dizer como professora e mãe que isso leva a uma enorme decepção nos adolescentes levando-os a um descaso e ao mesmo tempo um sofrimento quase físico por não entender a avaliação imposta por tipo de modalidade de ensino.

Os estudantes podem dominar de uma forma brilhante os conceitos de Biologia, mas podem ter sérios problemas em Física ou Química. Essas dificuldades podem ser pela deficiência de conceitos por diferentes motivos vindos do ano anterior levando a uma defasagem cognitiva. Mas nada disso parece ser levado em conta quando os alunos são avaliados no Conselho por áreas de conhecimento. Parece-me uma insanidade a avaliação por áreas, pois um aluno passou uma vida inteira sendo analisado por disciplina, repentinamente, tudo se modifica somente na avaliação. Sendo que as aulas, avaliações e horários são separados e em muitas vezes os professores somente debatem sobre quais menções dar ao aluno por área uma vez ao trimestre. Pode-se dizer, sem muitas pesquisas, a maioria do corpo de docentes das escolas ainda não conseguiram assimilar o que vem a ser este ensino politécnico na prática, porque na teoria... Na teoria são várias palavras sem muito sentido.

Marisa Piedras

Professora Estadual

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 24/10/2013
Código do texto: T4540498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.