gatos no carnaval

Quando chegava a época de carnaval, as crianças dos subúrbios procuravam caçar gatos, para lhes tirar o couro e fazerem tamborim; achava aquilo um absurdo; justificavam dizendo ser para o bem do carnaval, pois, o couro do gato usado em tamborins, dava um colorido especial ao som, e estamos conversados. Por outro lado, havia aqueles que gostavam de comer churrasco de gato e ainda elogiavam a qualidade da carne; pobres gatos vadios, que viviam fugindo, sempre que possível, para não acabarem em pira de churrasco ou em bateria de escola de samba! Ainda eram acusados de serem bichos falsos, inconfiáveis e terem parte com o demônio. Gato dá asma! Minha mãe costumava dizer; além de acusações diabólicas, virava etiologia! Visitando uma amiga, sou surpreendido com a antipatia de uma gata, que segundo sua dona, sofria de insuficiência cardíaca, em conseqüência de seus 11 anos, mas que demonstrava muita saúde ao me arreganhar os dentes, segundo informações, por ciúmes; ciúme em gente já é um problema muito sério, imagine em bichos; ameacei não mais voltar, se a gata continuasse com aquele comportamento anti-social; pouco tempo depois, tive notícias de que morrera, para desolação de sua dona, que passou a noite em velório com ela nos braços, até que amanheceu e mandou enterrá-la, entre suspiros e esgares.