Em Agonia

A literatura agoniza quando um texto é adaptado para facilitar a compreensão, esmagando assim a arte e a técnica do escritor. A literatura agoniza quando notamos que os pequenos e médios leitores querem apenas o humor efêmero, as tiras cômicas e a ilustração. A literatura tirita de frio, de tédio e espirra em meio à poeira das estantes abarrotadas de clássicos que já ninguém folha nem pega, porque acha sua linguagem difícil e prefere ficar a distância de dicionários. A literatura agoniza quando preferimos as novelas, os filmes, o tempo gasto em conversas fúteis e superficiais nas redes sociais a ficar lendo um bom livro. A literatura treme de febre, já moribunda quando ouve que já não sabemos o que de fato significa um bom livro. A literatura morre em nós, quando dissemos que não nos interessamos por ela, que não simpatizamos com ela, que não gostamos dela e que só nos aproximamos se formos obrigados para fins de provas de vestibular por pedagogos e professores de literatura “utópicos e ultrapassados”.

Precisamos salvar a literatura!

Evanise Bossle
Enviado por Evanise Bossle em 27/10/2013
Código do texto: T4544266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.