Animais não são objetos

Antes de adquirir um animal, as pessoas precisam se conscientizar de que não vão adquirir um objeto, mas um ser vivo, com necessidades específicas e por cujo bem-estar elas se tornarão responsáveis. Porém, muitos dos que compram animais não querem ter trabalho com eles. Então, o que fazem? Jogam a responsabilidade em cima dos outros, como se eles não tivessem o que fazer. Há um ano atrás, quando meu irmão começou a falar em ter um coelho, nós dissemos que não era sensato, que não tínhamos estrutura para ter um coelho e que daria trabalho. Mas ele comprou. O resultado? Hoje, eu limpo a gaiola, dou comida, água e coloco o animalzinho para passear, de forma que ele se apegou a mim. O meu irmão? Nem olha para ele.

Este ano, minha irmã resolveu que queria um cachorro Yorkshire terrier. Mãe, o namorado dela e eu fomos contra, dizendo que seria muito trabalho, mas ela quis, bateu o pé e o namorado comprou. E como está sendo nossa vida agora? Já que minha irmã passa o dia fora, mãe e eu tomamos conta da cadela. Mãe a leva para passear e eu troco a água dela. O estresse é constante. Toda manhã, acordo com ela fazendo barulho e querendo pular na cama, tenho que colocar comida para a gata e o coelho para passear e vigiar a cadela para que a cadela não os persiga.

A cadela faz sujeira por toda a casa e eu me vejo obrigada a limpar a sujeira dela e, como ela dorme no meu quarto, o meu lugar de dormir se tornou um lugar sujo e malcheiroso. Além disso, ela quer atenção o tempo todo e não me deixa escrever nem estudar. Meu pai e meu irmão não ajudam a cuidar dos animais e, quando estou sozinha em casa, vejo-me sobrecarregada porque fico responsável por três animais com necessidades diferentes.

Quem quer um animal, precisa se perguntar: "Será que o meu estilo de vida permite que eu tenha esse cachorro, gato ou o que quer que seja?"

E deveria se perguntar, também, se não vai sobrecarregar os outros. Eu digo a mim mesma que cachorro Yorkshire é para ser cachorro de madame que tem mil empregados para poder passar o dia inteiro dando atenção ao cachorro, porque, quem tem muito o que fazer, não pode criar esse tipo de animal.

Agora, só vivo cansada e sem energia, sonhando com o dia em que irei embora de casa.