*Projeto em Compasso de Espera*

Hoje, primeiro de novembro, veja só... continuo trabalhando em um projeto que já foi dado como concluído há dois meses, com direito a solenidade de lançamento de produto e tudo mais. Todas as adequações de sistemas por parte da empresa já foram desenvolvidas, e até mesmo estão sendo agregadas algumas melhorias desejáveis. Por outro lado, da parte da empresa parceira no desenvolvimento do produto, alguns itens indispensáveis não foram entregues, e outros, também imprescindíveis, foram entregues totalmente fora das especificações determinadas. Como o período de testes tecnicamente já está esgotado, a situação agora é que todas as equipes estão ansiosas pelo início da efetivação das operações de vendas do produto, para só então ter condições de acompanhar o processamento de todas as trocas de arquivos e atualizações de sistemas necessárias para o controle do produto.

Esta maldita sensação de esperar por algo que não se sabe se ou quando vai acontecer... é irritante. :) Ainda mais quando não se garante a segurança de que tudo esteja funcionando 100%... Por um lado, já que está praticamente tudo pronto, a equipe quer mais é "que venham os compradores". Por outro lado, já que nem tudo está pronto E assegurado, a equipe até reflete que "melhor é que o movimento comece só no mês que vem"...

Neste início de operações, é certo que cada transação de compra precisará, como previsto, ser acompanhada de perto, para que todos possam se assegurar de que os controles estão efetivamente sendo processados. Tanto a área de TI, como as áreas de negócio da empresa, assim como também a empresa parceira, todos precisaremos realizar essa espécie de fiscalização das transações assim que se iniciar o fluxo operacional efetivo do produto.

O que irrita é que, depois da intensidade do ritmo de trabalho durante o prazo oficial do projeto, depois da culminância do projeto no evento de lançamento, com direito a agradecimentos a toda a equipe da TI por parte das diversas chefias envolvidas (inclusive do presidente da empresa!), estes momentos atuais da história do projeto estão se configurando num verdadeiro anticlímax! :(

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Projeto em Compasso de Espera". Porto Alegre, 1 nov. 2013. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4551786