Todo mundo é alienado

Existem três tipos de alienados:

os alienados que sabem que são alienados;

os alienados que não sabem que são alienados;

e os alienados que acreditam que não são alienados.

No final das contas, todo mundo é alienado. Uns mais, outros menos. Mas são.

Não tem como não ser, de alguma forma todo mundo se aprofunda em assuntos e vontades durante a vida e acaba por ser assim. O pior ainda é aquele que se acha superior, que chama os outros de alienados, como se ele também não fosse, como se estivesse protegido por um escudo de sapiência e conhecimento de mundo que não o deixa cair na categoria de alienação. Aquele que se acha superior porque discute política, vê filmes iranianos, ouve jazz e odeia novela. Desculpa, mas esse cara também é alienado. Ao seu jeito.

Só a título de exemplo, olha para o gosto popular: suponhamos que alguém não ouça as músicas da moda que tocam em todas as rádios. Para quem ouve, o outro que não escuta é que está por fora. E de fato, está! Logo, do ponto de vista do popular, o auto-denominado ser superior que está alienado.

Então, esse cara julga negativamente as pessoas que veem novelas mas não leem livros. Para ele, são os populares que estão em órbita.

Ambos têm razão.

Mas não muda nada.

Todo mundo é alienado. Basta ser.

Aliás, eu sou o primeiro tipo.

-G-

GaP
Enviado por GaP em 07/11/2013
Código do texto: T4561434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.