Fazer 50 anos

Como uma instituição nasce?

Nasce de uma necessidade e de um sonho.

A necessidade surge da estrutura se formar e de se sustentar. O sonho daí decorre de satisfazê-la.

O sonho gera a ideia e a ideia leva à prática.

Foi assim que há cinquenta anos se estabeleceu em Barbacena mais uma escola que viria se somar à formação, instrução e educação de nossos jovens.

Se na cidade havia já instituições com viés religioso, técnico, laico, surgia o Colégio Tiradentes para atender a militares e a seus filhos.

No regimento escolar na seção que trata da finalidade e objetivos institucionais reza que o CT, como a escola é conhecida entre os seus coparticipes, deve “estimular no aluno a vocação para a carreira militar”. Para isto, comprovando esta assertiva, os alunos da instituição passaram a ser identificados pelo seu uniforme que teve uso efetivado neste ano que se comemora o jubileu da escola.

O Colégio Tiradentes prima pela disciplina e pela formação do elã militar dos jovens que lhes são entregues para serem educados e formados enquanto cidadãos.

Mas isto não é só como se pode depreender ao ler a Missão traçada no seu regimento:

“Proporcionar aos alunos uma educação de qualidade tendo por base o desenvolvimento humano de forma global e harmônica, respeitando a individualidade de cada um, preparando-os para torná-los cidadãos críticos, éticos, solidários e participativos, conhecedores de seus direitos e deveres, capazes de atuarem como agentes de transformação na sociedade, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo no exercício da cidadania responsável.”

Uma instituição não se faz só pela sua estrutura física e sim também, mas principalmente, por suas pessoas. E nestes cinquenta anos foram muitas as pessoas que fizeram a escola com seus préstimos, ideias e ações. São elas: Diretores Administrativos, Pedagógicos, Especialistas em Educação, Professores, Funcionários e Alunos – para quem a escola se faz. Neste sentido o eco das palavras do primeiro Diretor Pedagógico do CTPM Barbacena – Prof. Antônio Carlos Attademo - chega até nós: “Puer Sacra Est” – A Criança é Sagrada”.

Parabenizamos a escola representada por todos que a compõem e que por ela passaram certos que cada uma destas pessoas, incluindo eu como professor do CT, pode dizer:

“Já não serei tão só, nem irás tão sozinha:

Há de ficar comigo uma saudade tua...

Hás de levar contigo uma saudade minha...”

(Fragmento do texto de Alceu Wamosy).

Leonardo Lisbôa,

Barbacena 08/11/2013.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 08/11/2013
Reeditado em 08/11/2013
Código do texto: T4562231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.