Multidão

O perfil extretamente rígido e técnico é bom para aperfeiçoar o cumprimento das normas. Se o professor é assim, ele não estará fazendo algo errado. Estará ali, impondo as regras. Ele não está errado, mas também não está interessante. Porque, o interessante, supera o desafio do certo ou do errado; ele se interessa pelo melhor. Não é somente a dualidade entre a verdade e a mentira, ou entre o perfeito e o imperfeito que torna a coisa melhor. Às vezes, o que torna a coisa melhor, é o meio termo. Meio termo, que se chama 'bom senso'. O que é bom senso?

Bom senso é aquilo que não é taxativo; Bom senso é a mediação entre o cumprimento da norma, feita de maneira ponderada. Bom senso não é a ausência de regra; ao contrário, é seu cumprimento; mas, feito com bom senso. Não é autoritarismo, com sua autoridade pura e simplesmente. Autoritarismo é a invocação da autoridade alheia, para si. É acreditar-se que se manda no outro. É o pai que deseja submeter o filho à seus ditames, por achar que ele, o Pai, tem o poder soberano. Taí meu medo de alguns diretores de Universidades públicas. Que, do mesmo modo, tornam a coisa pública, virar privada. Saem de sua Autoridade, investida pelo voto popular, para uma Autoridade Autoritária. O mandamento mental do Eu, é que passa a mandar no cumprimento das regras. Aí, as regras, agora, só serão aplicadas naquilo que se é conveniente. Ou seja: a regra, deixa de ser Universal, para se tornar Individual. Ela passa a ser centralizada. Centralizadora. Isso se chama, abuso de poder. Perda de Autoridade. Embora, existe a boa vontade, isso não salva o poderoso do pecado. Seu dízimo não paga o erro do pecado, porque a boa vontade não salva ninguém no mundo. Só para os coitadinhos, que se disfarçam de santos para incrementar sua agressividade.

Melhor mesmo, seria se a Autoridade, pudesse ser investida de Alteridade. Esta, não é arrogante. Não se sobrepõe aos outros. Não está acima. Acaba, sendo melhor, porque ocorre no nivel horizontal, onde todos estão no mesmo palanque. O politico, que acredita estar acima dos Outros, se perde nas palavras. Seus olhos disparam, por ali, conter mentira. Se não é mentira, é megalomania, que é mentira do mesmo jeito. Mentira mental! mentira, por querer abraçar o mundo. Mentira por querer convencer o povo. Ali, o desejo de Mandar, isto é, de ser superior está acima do interesse simples, de ser apenas mais um na multidão. Quem quer ser melhor na multidão, acaba ficando pior. Acaba ficando perdido.

O professor, portanto, ao ser taxativo, será considerado sério. Mas não terá bom senso. Bom senso é para os fracos. E, são os fracos que, ironicamente, se dão melhor no mundo. Porque, a gentileza é coisa de gente fraca, e é isso que os Outros lembram, quando se lembram de nós. Gentileza, para alguns, é coisa de gentinha. Os fortes, a vêem como fraqueza. Os fracos, apenas a admiram.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 09/11/2013
Reeditado em 09/11/2013
Código do texto: T4564058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.