TERRA DA REVELAÇÃO
 
            No lado Leste do Estado do Paraná há uma cidade hospitaleira. Situada a quase mil metros de altitude, localiza-se no primeiro planalto. Já pertenceu à Província de São Paulo. Foi desmembrada da comarca de Curitiba. Em 1853, passou de Vila São José dos Pinhais para cidade de São José dos Pinhais.
            Seu crescimento foi contínuo. A cada tempo se constrói algo que é de grande benefício, não só aos moradores dessa metrópole, mas aos de outras, principalmente de Curitiba. Aí podemos dizer, cidade hospitaleira e além do mais, muito bonita.
            Com a vinda das fábricas (montadoras) de automóveis, foi um grande passo no desenvolvimento. Cresceu 50 anos em 5. Gerou milhares de empregos diretos e indiretos. Muitas famílias são sustentadas com o trabalho dessas indústrias.
            O crescimento continua. Em 160 anos de emancipação política, poderíamos dizer Terra que mana leite e mel. Também Terra da revelação, pois muitos artistas das diversas áreas nasceram ali.
 
(Christiano Nunes)



PS. Com essa crônica tive a felicidade em conseguir o segundo lugar no concurso literário de São José dos Pinhais - Pr.

São José dos Pinhais ficou conhecida pelos deliciosos vinhos que lá são fabricados. O Caminho do Vinho é composto por várias colônias italianas. Também nessa cidade onde se localiza as várias montadoras de automóveis.