A PAUDURESCÊNCIA

O mundo tem presenciado o início do fim... Sinto muito mais tenho que acreditar nas palavras de minha mãe quando ela afirma categoricamente que é chegada a hora das dívidas serem cobradas. Se não ? Então vejamos : Mais de trinta mortos numa escola. Um desconsolado com uma arma na mão brincando de Deus, banaliza a violência. E trinta é o mesmo número de carros bomba que explodiram só neste mês no Iraque .Coincidência ou aviso? O luto é a cor da moda , balas perdidas que sempre acham o alvo errado . Qualquer alvo não seria o errado? Quando será que vão blindar os ônibus? Talvez quando pararem de brindar acordos corruptos feitos nas costas ( como diz um amigo meu : Na crocodilagem... ) E este povo? Não é aquele que se contenta com passeatas de branco? Não é aquele que padece de amnésia cerebral de quatro em quatro anos quando todas ( mais todas mesmo) as atenções se voltam para trinta ,vinte e cinco , duzentos, sei lá quantos bravos desbravadores a caminho de mais uma taça que segundo eles mesmos gostam de parafrasear servirá de consolo a este povo já tão sofrido ? Seria o próximo caneco dedicado a criança que foi martirizada nas ruas do Rio De Janeiro ? Ou será que já esquecemos seu nome? Você é capaz de lembrar? Um escândalo tapa o outro , uma bravata seguida de outra e nós sós . O mundo assistiu estupefato ao massacre na escola americana. Porque as potentes lentes não se voltam para os mortos no nosso país? Todos os dias , de Segunda a Segunda mortes e dor. Desespero e dormência social... Falta um parafuso que tiraram de nós... Já não estamos mais só amordaçados , estamos trancados dentro de uma caixa de papel embebida com gasolina e com uma arma na única mão que não cortaram ( e sem anestesia...) Há, e por falar em Segunda feira , agora é lei : Ninguém trabalha na Segunda , pelo menos é o que acontece nas câmaras e senado , e os outros dias ? Labutam de sol a sol os deputados? Que país maravilhoso... Se lembra daqueles três famosos macacos que em ordem , não falavam , não viam e não escutavam? Dizem por aí ( como o povo conversa ), que um virou empreiteiro. Ficou rico do dia para a noite depois que um orangotango amigo seu foi eleito prefeito. Contratou uma intérprete que fala por ele , nem precisaria , tem coisas que são ditas num olhar. O ceguinho tirou a venda dos olhos , agora enxerga muito bem. Acabam de descobrir dinheiro seu num paraíso fiscal. Mas é mentira! Segundo ele, ninguém nunca viu e nem vai ver... O terceiro passou a escutar . Suas grandes e aguçadas orelhas captam um ruído a distâncias. Foi reeleito. Diz que segurança é a sua prioridade. Engraçado... Acho que já ouvi isto antes , mas não me lembro onde. Talvez o espantalho sem cérebro tenha pronunciado tais palavras , ou quem sabe um ex. prefeito que foi governador , daí passou a senador , tentou ser presidente ( o outro era mais limpinho) , arriscou ser deputado , quase deu, aí voltou a prefeitura e segue a passos largos para a presidência (agora muito mais preparado). Mas que se não der pode montar um circo ou ganhar rios de dinheiro com uma zona (qualquer um dos dois cairá como uma luva... ) Só sei que nada sei ... Esta frase é sábia , ela também me foi apresentada por minha mãe que é a mesma lá do começo , porque ao contrário de político e juiz de futebol eu só tenho uma...Toda brincadeira tem um fundo de verdade... E acho que lá no fundo todo mundo é verdadeiro. Não sei se no fundo de um rio , ou talvez no fundo de uma cela. Acho que estou indo muito fundo nisto... Há, e pra terminar esta é ótima. Hoje li num jornal que um político sugeriu que as sessões na câmara ( não sei porque sempre me lembra câmara de gás)começassem com músic. Ôba ! Vamos todos dançar conforme a música. E que pretende não tirar o chapéu durante os trabalhos, ( como?) Caso este que vem se arrastando em reuniões cansativas a dias ... O dito é feito do mais puro couro e compõe muito bem a figura de vossa excelência... É demais , tenho que tirar o chapéu , é demais...Quem sabe um dia sairemos desse marasmo em que nós mesmo nos metemos. Quem sabe um dia o trem do desenvolvimento não descarrile e as rédeas desse país não sejam puxadas por nós mais sim por gordos e bem alimentados candidatos , por mãos calejadas e não por mãos lisas de contar dólares...

Acho que inventei um novo adjetivo que define nosso enrijecimento diante dos fatos : É a paudurescência , eis o mal que nos aflige...Descubramos a cura...