O estádio " da Copa"e o IPTU

O estádio “da Copa” e o IPTU

Jorge Linhaça

“São essas coincidências da vida que me deixam com um pé atrás com certas coisas no futebol.”

Quem achou que o estádio do Corinthians seria um grande benefício para a cidade de São Paulo, ou mesmo para Itaquera, deu com os burros n’água, inclusive os corintianos que moram em outros bairros mais valorizados e que, assim como torcedores de outros times que não tem nada a ver com isso, vão tirar do bolso o dinheiro que a Odebrecht não vai pagar de impostos.

Somente os mais ingênuos ou cegos pela paixão clubista poderiam acreditar que a conta se fecharia sozinha. A prefeitura vai deixar de arrecadar MILHÕES em impostos por conta de uma interpretação forçada de uma lei que previa que investimentos que trouxessem empregos e benefícios para Zona Leste (Indústrias, Hospitais e etc.) seriam passíveis de isenção de impostos aplicáveis a outros investimentos do mesmo grupo na mesma região.

O grupo Odebrecht, além dos eternos contratos com governos: Municipal, estadual e federal, também atua na área privada e, com certeza é responsável por muitas das construções em andamento em São Paulo e conseguiu que a leia a contemplasse em qualquer região.

Ironicamente (?), é justamente a construção de edifícios de alto padrão que agora serve de desculpas para a “reavaliação” dos valores do IPTU de imóveis centenários que já estavam na região muito antes da chegada dos tais edifícios.

A prefeitura sem arrecadação não existe, portanto a lógica (omitida até agora) pressupõe que alguém teria de pagar a conta nos próximos anos... e quem sempre paga essas contas, sem o devido retorno em serviços públicos, é sempre o povo.

Itaquera e arredores que se preparem... Com a valorização (?) imobiliária alavancada pelo estádio vem chumbo grosso para a periferia, sejam corintianos ou não.

Quem não tem casa própria vai ver os aluguéis dispararem ao fim dos contratos e, na maioria dos casos vai ter que se mudar para lugares mais distantes ainda, onerando a sua qualidade de vida e perdendo horas preciosas de sua vida em um transporte público de péssima qualidade.

E tudo isso para que uma pequena parcela da população possa gritar gol, pagando caro por esse privilégio.

Mas tudo isso, com certeza, não importa aos fanáticos de plantão, até porque poucos hão de se dar conta dessa relação entre os fatos e a mídia por certo não há de noticiar nada do tipo.