ADEUS !

"Talvez a única coisa que me doa mais do que dizer adeus é não ter tido a oportunidade de me despedir de você." (anônimo)

 

Ultimamente venho dando tratos à bola e, pensa aqui, pensa acolá, achei bastante interessante deletar do meu dicionário a palavra "ADEUS".

E, antes que me perguntem por que, vou logo adiantando; outras expressões, comumente usadas, são muito mais prazerosas do que aquela.

Vejam, por exemplo, o "até logo"; preciso, sem dúvida nenhuma quer dizer que, brevemente, vamos tornar a ver-nos.

O "até amanhã" não poderia ser mais claro.

O "até já" reduz, mais ainda, o tempo de separação.

O "até um dia" já fica bem mais próximo do adeus, mas não exclui a hipótese do reencontro.

Tem, ainda o resignado "até quando Deus quiser", que deixa ao Senhor a decisão sobre se haverá ou não outro face a face, mas já considerando a hipótese como algo extremamente difícil de acontecer.

Mas, amigos e amigas, o "adeus" tem o toque da definitiva separação, soa como o último grito do afogado, como a negra cortina da morte!

Tem todo o peso da solidão, da beira do atro abismo, como a boca esfaimada do vórtice medonho.

Tem o gosto salgado da lágrima vertida, que rola tristemente sobre uma face contrita, tem o acre sabor da infelicidade, vem carregado da incontida vontade de desistir de tudo... de morrer!

O grande poeta, Vinicius de Moraes, vem em meu socorro ao versejar:

"Bom dia, amigo
Que a paz seja contigo
Eu vim somente dizer
Que te amo tanto
Que vou morrer
Amigo, adeus."

Risco o vocábulo com prazer, muito embora saiba que, mesmo um adeus, não seja definitivo, pois, como católico, creio na vida não terrena. Mas a conversa, aí, vai ficar muito mais comprida...

Então, para que meus sonhos continuem coloridos, prefiro dizer a todos, com muita satisfação – até já!

              -o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

(dedicado a todos os amigos e amigas que detestam dizer "adeus")

paulo rego
Enviado por paulo rego em 12/11/2013
Reeditado em 10/12/2013
Código do texto: T4567388
Classificação de conteúdo: seguro