Eleições 94

Eleições 94 (LVI) 56

(Texto publicado no jornal O Popular, seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 26-10-94)

No ponto de vista unânime a eleição (primeiro turno) foi tranquila, ocorreu dentro da normalidade, como nos países do primeiro mundo. Foi uma demonstração de amadurecimento dos candidatos e eleitores. Também as regras impostas pelo TSE surtiram efeitos. Não houve propaganda de boca de urna. Foram detidos vários candidatos transportando eleitores. Também foram detidos vários escrutinadores tentando fraudar votos para seus candidatos.

Pelo resultado da eleição se viu que muitos candidatos (demagogos) à reeleição não conseguiram se reeleger, nomes tradicionais até. Isto é uma prova de que o eleitor está aprendendo a votar e está preferindo votar em branco ou anular o voto de que votar num mau candidato, razão pela qual houve muitos votos brancos e nulos. Foi também um protesto pela ética na política. Com isso a eleição a um mandato político torna-se cada vez mais difícil. E o candidato que pretender investir em campanha eleitoral vai ter que repensar. Foi uma eleição justa e transparente onde foram escolhidos os melhores, ou seja, os candidatos que apresentaram propostas convincentes além de um bom curriculum vitae. É, o eleitor está deixando de votar em ídolos para votar no cidadão comum.

Aqui em Rio Verde só a candidata Nelci Spadoni foi eleita deputada estadual; e sua eleição se deve por ter-se destacado como assistente social na secretaria de Promoção Social do Município, em 1989, quando então prestou relevantes serviços à comunidade. Mas para o município de Rio Verde a eleição somente de um candidato (candidata) não foi bom. O problema foi que os partidos lançaram muitos candidatos dividindo os eleitores, o que beneficiou a candidata do PPR. Dona Nelci nossa representante política, terá muito trabalho pela frente, terá que se desdobrar muito.

Neste ensejo quero parabenizar o cabo da Polícia Militar Nei Dias Percussor pela sua eleição a deputado estadual. Eu conheci o Cabo PM Percussor no ano de 1981, quando éramos alunos do Curso de Formação de Soldados do 1º BPM. Percussor naquela época já demonstrava um aluno soldado exemplar e que se interessava pela classe (pelos colegas). O Cabo PM Percussor criou a Associação de Cabos e Soldados, onde foi o seu primeiro presidente; é benquisto entre os seus colegas cabos e soldados, por sua luta em prol da classe. Agora os cabos e soldados da Polícia Militar terão na Assembleia Legislativa um representante. Desejo ao Cabo PM Percussor sucesso em seus projetos de melhoria da classe e outros mais.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/11/2013
Código do texto: T4569184
Classificação de conteúdo: seguro