19 DE NOVEMBRO: DIA DA BANDEIRA NACIONAL

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2013

19 DE NOVEMBRO: DIA DA BANDEIRA NACIONAL

Os tempos mudam. Essa é uma das frases que representa o que diria o Nelson Rodrigues: O óbvio Ululante.

Outros ainda diriam que passado é passado, tem que ficar para trás. Até aí muito bem. Mas o passado nada mais é do que História. Tudo o que existe hoje vêm de lá detrás. O presente só existe por causa disso. E essa verdade é insofismável. Queiram ou não.

Mas isso tudo depende de cada uma das pessoas. Talvez seja por isso que essas transformações que estão se processando nesses mundos modernos tenham a ver muito com tudo isso. As prática atuais são o que consideramos do descarte. É! Quase tudo que está aí é descartável. Até mesmo as pessoas. E que o digam aqueles que descartaram seus pais e/ou parentes idosos em abrigos para velhos.

Os costumes atuais também são outros, haja vista que os antigos também foram descartados. A Vergonha, o Pudor, o Caráter, A Decência e outras propriedades mais que garantiam a correção nas ações em tempos idos também já foram descartados.

E a propósito do dia de hoje, 19 de Novembro, nas escolas públicas naqueles tempos, todos os alunos formavam fileiras para hastearem a Bandeira Nacional e cantarem o Hino respectivo. Isso era sagrado. Hoje em dia, provavelmente quase ninguém lembrar-se-á dessa efeméride, com certeza.

Mas o pior de tudo é que todos fazem as mesmas críticas entre si, os brasileiros, no tocante às suas mazelas diárias. E a primeira afirmação sobre isso é: "Isso é falta de educação!". E daí eu perguntaria a esses: Mas de que educação vocês estão falando? E, óbvio, eles nunca me respondem. E não o fazem porque não o sabem. Porque a educação básica de todo cidadão brasileiro é aquela que é oriunda da família, dos pais. O resto, com certeza, virá a reboque daquela. Podem acreditar.

Mas o progresso é implacável. E os tempos Mudam. E mesmo sabendo dessa obviedade, temos que viver esses tempos modernos, com todas as suas mudanças. Para os mais velhos é só mais sofrimento. Mais nada. Porque, ao final, todos nos acostumamos com as mazelas desses modernismos. Porque aceitá-los? É difícil. É quase que impossível.

Por fim, que ninguém se preocupe. Afinal, "os tempos passam e mudam". E isso acontecerá para aqueles que hoje são jovens e novos. É só esperar o tempo passar!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 19/11/2013
Código do texto: T4577103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.