BOM APETITE

Diz o velho ditado que é pela boca que se conquista o coração de um homem. Carrego minhas dúvidas quanto a essa afirmação, pois a entrega em domicílio e o drive thru continuam em alta. Eu faria uma adaptação. Diria que é pelo cortejo à boca que realmente se conquista o coração dos machos. Refiro-me ao cinematográfico 'bom apetite!".

Bom apetite... Isso me lembra aqueles chefes de cozinha italianos, barrigudos e bigodudos com seus chapéus de mestre-cuca gritando 'Buon appetito!' para os fregueses da sua cantina. Ou então aquele gerente puxa-saco ao cumprimentar seu patrão na hora em que este está de saída pro almoço. Esse é o bom apetite eleitoreiro, que enxerga o retorno, que facilita pra ser facilitado. Não me refiro a esse, e sim ao bom apetite quase que materno, àquele que vem com um sorriso de sobremesa, àquele que já não vemos por aí. Àquele bom apetite genuinamente feminino.

Ainda que não possua guardado as receitinhas da vovó. Ainda que não saiba discernir a panela de pressão de uma frigideira. Ainda que não saiba nem riscar um obsoleto palito de fósforo e acender a boca de um fogão velho. A mulher que deseja 'bom apetite' pega o atalho dos corações famintos.

Que mulher amada, essa que nos deseja bom apetite... É tão segura de si que é capaz de falar abertamente (e sem medo) sobre o maior inimigo das mulheres midiaticamente complexadas: a balança. Sabe que somos devotos do seu pneuzinho de bicicletinha infantil, doces aprendizes das primeiras pedaladas e tombos. O bom apetite não deseja controle, coleiras, e sim a pura liberdade, aquela liberdade sabida de todos os seus mais ternos bem-quereres.

O bom apetite da mais fina educação sem qualquer regra de etiqueta. Do chope e da picanha no lugar do caviar e da champanhe. Do bom apetite sem frescuras, sem aulas de francês, sem mentir a idade. Das palavras bem faladas, molhadas nos olhos, do biquinho mais sexy e natural na pronúncia dos dois t's. O bom apetite de desejar o bem sem olhar a quem, minha lady .

Nunca pecará pela falta. Seu desejo não tem a a preocupação demasiada de uma mãe nem a formalidade de uma nova namorada. Seu desejo é apenas desejar. Sua verdade é a mais simples e a mais clara. Seu desejo de cuidar é de mais pura família. São vontades plurais. A mulher não esperará uma resposta ao seu doce bom apetite. O bom apetite já é uma pergunta-resposta.

E que mãe essa mulher será, meus amigos... Que mãe!

Imagino o prazer e o cuidado na amamentação, na fartura do seu mais sagrado alimento, das bochechas rosas e roliças de seus rebentos. Zelosos sentimentos maternos aguardam essa cuidadosa mulher, altruísta por essência, aflorando sua vontade de cuidar de tudo e de todos. Apetitoso esmero de amiga, mãe e companheira fiel.

Mulheres que desejam bom apetite: Multiplicai! Aos milhares, aos milhões! E olhai pra este desiludido cronista...

Visite meu blog: www.lealbrunno.blogspot.com