Futebol, uma paixão

FUTEBOL
Acordei hoje pensando em futebol, brasileirão , 2ª e 3ª divisões. Fui um jogador amador faz uns 40 anos atrás. Pensei....!!!! ; como o futebol mudou. Passa-se muitas diferenças comparativas em minha memória falida. Antes, o amadorismo, os craques ....; hoje , o profissionalismo, os cabeças de bagre.Antes 4-2-4 a 4-3-3 e hoje duas linhas de quatro-2 e 5-4-1 ; e 5-3-2 ; e 3-4-1-2 e por aí.Também o 10-0 ou 0-10 no sufoco . Já vimos o 0-11, quando o goleiro vai ao ataque numa tal de bola parada.Não chia não rapaz, eu sei que temos craques hoje, mas tem de ser muito atleta também, e são poucos neste universo do futebol.
O crescimento das escolhinhas de futebol, os empresários, os cartolas, o desenvolvimento urbano com muito concreto, milhares de condomínios na vertical, a falta dos antigos terreno baldios para uma pelada, 20 andares e tantos andares, e pelo andar da carruagem, as mudanças, e digo outras virão no futuro.
Nas escolinhas os alunos já aprendem malandragens. E já começam com chuteiras personalizadas e uma bola oficial, deveriam começar com bola de plástico a tal dente de leite e descalços, para que tenham um desenvolvimento dentro das condições de uma criança ou pré-adolescente. Depois sim, de aprender a jogar com a bola de plástico, passariam para uma bola de couro bem pesada, e enfim, para uma bola oficial FIFA.
Os craques e bons jogadores já nasciam com um talento a desenvolver, hoje querem fabricar talentos, e isto é um desastre. Aprendiz, que chutasse de chapa deveria ser expulso da escolhinha por mau comportamento e mau exemplo.
Sem modéstia, eu nunca chutei de chapa, não havia isto na minha época. Passe errado era tolerado , mais somente um ou dois passes errados numa partida, mas de dois havia substituição e o cara era chamado de grosso, perna de pau....
Quando assisto uma partida nos dias de hoje eu tenho muito medo.
Aliás são medos:
-De chute de chapa, tenho ojeriza....Tem alguns que quase chutam com o calcanhar, tal é a tal busca da chapa perfeita.Chapa para mim é para grelhar um filé em casa e nos restaurantes para grelhar uma parafernália de guloseimas...
-De passes errados, são infinitos. O principal fundamento do futebol.....Já dizia Tostão.
-De bola parada (escanteio, falta, lateral, tiro de meta) .Como isto é treinado exaustivamente.Não é só medo, é pavor o que sinto, a adrenalina vai a mil, e o meu coração vai se esvaindo....
-De bola espirrando na grande área, ninguém é de ninguém, horrível...parece um Pimball...
-Dos beques em geral. Meu Deus.... por que escolheram esta profissão, já sei, escolheram para ele. Jogador perna de pau era o dono da bola, e no máximo era um goleiro reserva, e antes disto era o melhor gandula do bairro...Nilton Santos sabia onde estava seu marcador pela sombra no gramado , isto mesmo, da sombra do marcador.Rouba a bola do Nilton e ganhe 3 dias de hospedagem em Búzios.
-De saída de bola, tudo pode acontecer....Eu fecho os olhos.....
-De cruzamentos da linha de fundo....Gente, a bola vai para as arquibancadas...é um delírio de ira....e de prazer....
-De jogar pelo resultado... Uma arma nojenta, mas é a realidade....
Bem, paro por aqui senão vai dar um livro.
É um certo saudosismo, mas tenho a plena consciência de que a evolução do futebol é inerente ao mesmo que ocorre nas sociedades...Quem sou eu para ser contra mudanças, mas boas, NE Mané Garrincha....
Mas, chutar ou bater na bola de chapa, é uma merda....

Grato ao leitor,
Antonio Domingos
18\11\2013
ADomingos
Enviado por ADomingos em 22/11/2013
Reeditado em 16/09/2015
Código do texto: T4581559
Classificação de conteúdo: seguro