Enquanto a cidade dorme

Lá fora, entre os galhos secos de uma árvore velha e entre os gestos hipócritas de uma cidade quieta e infeliz, um homem sobrevive andando pelas ruas escuras, becos e calçadas estreitas. Chutando pedras e amassando flores, poetizando as suas decepções, procurando um bom motivo para começar a sua vida, assim que o dia nascer.

Ele não é capaz de fechar os olhos e apagar a luz de seu quarto, como todas as noites as pessoas normais fazem. Aquele nobre rapaz não tem quarto, e nem luz. Ele não fecha os olhos, com medo de deixar passar a oportunidade de sua vida. Quem sabe, numa dessas esquinas ele não encontra o fim do túnel? Acontece que ele já foi feliz e já adormeceu no aconchego de um abraço. Abraço apertado que se desfez.

Era tão contente que jamais imaginou que a sua grande e plena felicidade deixaria a sua vida. E mesmo com os olhos vidrados em um mundo desonesto, que consumia as suas vontades dia e noite, ele ainda pensava em presentear a sua alma com sorrisos, em vão.

Ele era grande, um enorme e formidável Senhor dos negócios. E vivia em sua vida ofertando mansões e aquisições ao seu ego. Se gabava, esbanjando seus bens da moda por toda a cidade pobre. Tinha ao seu lado pessoas bonitas por fora e pobres de alma, que sumiram do dia pra noite, depois que tudo adormeceu.

E o rapaz perdeu o que tinha, e ficou apenas com sua alma lavada, depois de viver apenas no consumo e esquecer o quão bom é viver em sentimentos. Arrependeu-se. E se partiu ao meio. Encontrou um tal de “sentimento bom” nos olhos de uma amada. Os olhos dela: eram jabuticabas, que o devoravam durante intermináveis segundos.

A noite caiu. Os olhos se abriram. O sentimento bom acordou daquele sonho. Sua vida se desfez. E por um segundo ele ouviu a voz da razão:

- Calma rapaz, calma. Não tente ignorar o mundo inteiro com o teu sorriso que não tem alento. Não tente me dizer para seguir os teus passos, sabendo que nem mesmo você sabe para onde eles vão te levar.

E enquanto a cidade dorme, ele continua procurando a luz no fim do túnel, ou um sentimento bom, capaz de deixar essa esquina da vida se perder por aí.

Kallil Dib

www.kallil.com

Kallil Dib
Enviado por Kallil Dib em 22/11/2013
Código do texto: T4582147
Classificação de conteúdo: seguro