OUTRORA, MAIS BOIS, HOJE MAIS MÉDICOS

La pelos idos de 1986, pela época do Plano Cruzado o governo acabou com a inflação e tirou três zeros da nossa moeda. Todo mundo acreditou que ia dar certo, mas quando chegou setembro começou a faltar coisa, não so na nossa casa, mas também nas prateleiras dos armazéns. O governo era pós militar e os civis, bem, os civis resolveram boicotar pra pressionar. Queriam aumentar o preço da arroba de carne e disseram que não havia estoque suficiente para alimentar o povo brasileiro. Os bois sumiram do pasto. Se pagasse ágio a gente conseguia comprar carne. Sem ágio, sem carne. O presidente não se fez de rogado. Autorizou a importação de carne, que chegava a nossa mesa congelada. Alguns não comiam, diziam que era carne de cavalo. Outros diziam que a carne estava contaminada por causa do desastre de Chernobyl. Mas se fosse mesmo de cavalo te confesso, era danada de gostosa e mudou a rotina la de casa. A gente que comia carne de vez em quando, o meu pai ia ao açougue da nossa rua, lá no português, levava a caderneta comprava um lagarto que ele adorava comer recheado, o toucinho salgado já tinha e sinceramente, acho que naquele tempo nem tinha bacon. Ele comprava uns bifes também, de alcatra. Gente, a gente comia gostoso por alguns dias e claro, tinha que deixar um pedacinho no prato, pra poder repetir e ganhar mais um pedaço. Rsss. Coisas da minha época. Mas hoje os tempos são outros; estamos em 2013 e não falta comida na mesa do brasileiro e vocês perguntam. Ate agora você só falou de carne, mas, e os médicos, onde vão entrar os médicos? Nos Municípios distantes, onde eles são figurinha carimbada. Ah! Já sei. Alguns de vocês não sabem o que é figurinha carimbada. Tudo bem, eu explico. Estamos próximos da época da copa do mundo de futebol. Algum capitalista lança um álbum de figurinhas colantes e os principais jogadores, de cada seleção dos países no mundo participantes da copa com suas famosas equipes, serão a figurinha carimbada, figurinha difícil que vale o premio da pagina ,ou seja, um liquidificador, uma câmera fotográfica digital, a batedeira de bolo, a bicicleta, milhares de bolas e camisas da seleção e quem sabe ate um carro mil, já que as outras saem em todos os pacotinhos de talvez R$ 0,10 cada, ou R$ 0,50 porque não, ou melhor, agora tem carro no premio. Por menos de R$1,00 não pode ser, afinal estamos em 2013 ou 2014. No Brasil, Neymar, na Espanha, Messi, em Portugal, Cristiano Ronaldo, na Alemanha, Owen, na Holanda, Robin, e vai por ai afora. Mas, e os médicos brasileiros? Bom, os médicos brasileiros, segundo a critica, antes de se tornarem médicos, são cidadãos que possuem famílias e amigos e não irão trocar o estar perto dessa turma pelo dinheiro oferecido em troco de trabalhar no mato em companhia das feras. Bom, a carne alimenta, fortalece e faz bem na mesa do brasileiro. Aquele período passou e hoje nosso rebanho alimenta o mundo. E os médicos? Bem, os médicos trazem luz, trazem esperança de vida e continuam sendo esperados com muita ansiedade, por muitos brasileirinhos e brasileirinhas que também possuem famílias e amigos em cada cantinho, mesmo ao lado de feras neste grande rincão brasileiro.

ederbrasil
Enviado por ederbrasil em 23/11/2013
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T4583114
Classificação de conteúdo: seguro