Por que são assim?

Fico pensando quando vejo algumas pessoas se dedicarem exageradamente ao trabalho, noto que eles tem muitos pontos em comum, mas o que me intriga é o que os leva a agirem assim?
Se percebe claramente que  elas,as pessoas, são viciadas em trabalho por seu comportamento.
Se tornam inquietas,resistem ao descanso,têm que estar sempre em atividade,não relaxam pois se convencem que tem que fazer algum tipo de atividade,para aproveitar o tempo de descanso(?).Inventam mil coisas para se movimentarem  incansavelmente, para se distraírem  de algum modo com qualquer coisa,tudo,menos ficarem em casa sossegados aproveitando para ficar só, eles tem uma incrível necessidade de produzir, de fazer seja lá o que for, assim como têm que  ter alguma companhia mesmo que seja só da televisão!!!
Não é nada fácil tentar entender essas pessoas, não sei o que as leva a serem assim, posso no máximo imaginar as causas que  podem ser as mais distintas;  como sobrevivência,problema financeiro, obrigação de provar a si mesmo  e aos demais sua capacidade, necessidade de se superar constantemente. Perfeccionistas, muitas esperam reconhecimento por seu esforço e capacidade, o trabalho as  realiza e as faz terem orgulho de si mesma,resgata sua auto estima!
Eles porém pagam o alto preço pelo modo de vida que levam, sofrem as consequências pelo temor inconsciente de fracassar.
Essa agonia acarreta efeitos nocivos.
Sintomas de ansiedade constante,euforia exagerada,stress,desanimo,alteração no sono e no apetite, variação   de humor,choro, inexplicáveltristeza;insatisfação,engordam,emagrecem,fumam demais,bebem exageradamente,dirigem em alta velocidade, vivem irritados  e impacientes.

Infelizmente não percebem alguns desses sintomas que lhes prova que o caminho está errado.
É comum caírem em depressão profunda caso seus objetivos sejam frustrados,não importando o motivo, se é  justo ou não.

Fico me perguntando, o que tem de errado, o que está faltando na vida deles?Acho que confundem as coisas, acreditam que trabalho é companhia, é vida,mas  ele não lhes oferece amor desinteressado, compreensão e apoio.Ele  não é  gente e gente não é trabalho !
O que  impede essas pessoas de darem uma parada estratégica para que se desligue de tudo a sua volta e fique alguns momentos a sós consigo mesmo,buscando se conhecer  intimamente, analisando sua vida,meditando sobre seu querer, seus sonhos , sua vontade, seus sentimentos, seu relacionamento com os demais, e finalmente o motivo que a compele a ser um viciado em trabalho,com vida social  e muitas vezes até a familiar tão reduzida.
Esquecem que  colegas e “amigos” de trabalho com o tempo acabam se distanciando, são bem diferente de amigos que se cultiva dia a dia por anos e anos.

O trabalhador incansável ,  necessita  prestar atenção no que lhe restará quando seu trabalho não for mais necessário,quando não fizer mais parte da produção.Tem que rezar para que não seja muito tarde para descobrir onde estará a família, os filhos, os amigos, sua vida...Ele não mais terá  o titulo,o nome ,algum logotipo que o acompanhou durante anos quase como se fizesse parte de seu sobrenome. Ele será apenas ele,mais nada,cheio de espaços vazios,não preenchidos pela desatenção dada a sua vida particular.
Finalmente  escuta a pergunta crucial:
Em que mundo se encaixará, onde estará?Quem  é  de verdade???? Alguns aposentados sabem bem  o que é  isso...
Talvez volte a trabalhar por necessidade ou para continuar fugindo da realidade.
 
M.H.P.M.
 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 23/11/2013
Reeditado em 23/11/2013
Código do texto: T4583140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.