A prisão, A República e o Futuro.

Na semana passada li em um artigo da folha que a Suécia está fechando quatro prisões por falta de presos, só de ler a manchete já podemos identificar que o sistema de educação Sueco funciona e que o país tem o seu índice econômico e índice de desenvolvimento humano em ótimas condições, não precisa ser um sábio para chegar a essa conclusão. O investimento em educação, cultura e qualidade de vida aliado a um governo eficiente e sem corrupção com o dinheiro público respeitado sendo investido de forma correta mantém esse excelente padrão de vida.

Dia quinze de novembro de 1889 se proclamou a república do Brasil, os militares da época iniciaram o que estava sendo feito em todos os países ao redor um governo sem imperialismo e com democracia, esse modo de republica persiste até hoje. Passamos da esquerda para a direita, da direita para esquerda, do extremo ao centro, da ditadura, ao estadismo, do militarismo ao civismo e em mais de 100 anos o que mudou? O que esse pais evoluiu? Se formos pensar bem em nada, os ricos são cada vezes mais ricos. Os pobres em sua maioria vivem uma vida para apenas se alimentar e ficar na miséria e essa nova classe C é uma utopia, pagamos impostos altos por serviços piorados, temos que trabalhar sempre para ter certa dignidade, um carro, uma casa ou um apartamento enclausurado por culpa do sistema que não nos protege, temos que pagar escola particular para nossos filhos, por que o governo reconhecidamente sempre falhou no investimento base da vida, a educação, o que sobra é uma viagem aqui ou um investimento ali e enquanto isso Brasília e o nosso importante congresso vive bem sendo bem sustentado por você.

Existe liberdade, existe conforto com tanta coisa que vemos no noticiário às seis horas da tarde cruel, sensacionalista, mas existente de verdade, saímos de manhã com uma crença de voltar a tarde ou noite ao lar e descansar mente e corpo para mantermos a sanidade para mais dias de lutas, viver no Brasil é um ciclo vicioso é desmantelar quase todas as regras existentes para uma excelente qualidade de vida.

Um homem que tem o poder da caneta mostrou ao Brasil que há esperança, mandou para a prisão políticos reconhecidamente corruptos, o povo incrédulo que em sua maior parte vive de uma bolsa ou programas pseudo -sociais nem ligou muito para o fato, as leis nesse país existem, bastam ser cumpridas basta ter coragem e não ter rabo preso para executa-las e punir quem pune o povo.

Feito essa comparação entre Brasil e Suécia, percebemos o abismo que há entre os dois países, sem ainda mencionar que a Suécia propriamente dita não é uma republica, é um reinado com parlamento, e lá funciona muito melhor que aqui.

A forma de governo estabelecida em um país é a menor questão com que temos que nos preocupar, o que tange as questões são as pessoas, elas que fazem as leis, elas que executam, o caráter em questão é que pode determinar a mudança de um sistema e quebrar os paradigmas que vivemos. Se o Brasil quiser um dia ser Suécia ou chegar perto do nível deles, tem que mudar desde já e investir maciçamente em educação, cultura e qualidade de vida, caso contrario vamos ficar no nosso reles lugar de um pais maquiado e falsamente ascendente na sua economia.

Diego Rodrigues Silva.