ESCÁRNIO - NOVO SIGNIFICADO ?

 

                           "Aqueles cuja conduta se presta mais ao escárnio,

                            são sempre os primeiros a falar dos outros."

                            (Molière)
 

Prefiro não falar de política, mas tem hora que ninguém aguenta!

O dicionário está pleno de sinônimos de escárnio: achincalhe, motejo, deboche e mais uma duzia.

Mas acho que o que traduz melhor o que quero dizer é "desrespeito".

A classe política está tão corrompida, tão miseravelmente poluída, tão desacreditada, que já não deveria enganar ninguém.

Chegamos aos últimos degraus, coisa assim como a quinta ou sexta espiral do Inferno, de Dante.

A roubalheira desenfreada, a asquerosa prática do nepotismo, a inversão do sadio sentido de corporativismo, afundam, cada vez mais, os que deveriam ser os legítimos representantes do povo.

Quando se admite eleger os "menos ruins" ou os que "roubam, mas fazem", então as coisas não têm mais jeito.

Degradantes episódios são expostos pela mídia e se multiplicam com a criminosa impunidade, que encontra apoio numa arcaica legislação, que não muda, justamente porque não há interesse do legislativo, atualmente mais atuante em causa própria.

Como a grande maioria tem rabo de palha, retarda-se "ad aeternum" a decisão sobre cassação de membros julgados e condenados, quando, a meu ver, o ato deveria ser automático.

Quando estudante, aprendi que uma pessoa condenada à prisão perde seus direitos de cidadão. Então, como manter um membro do Congresso, julgado e condenado pelo STF por formação de quadrilha, desvio de dinheiro público etc etc etc, dentro dos seus quadros e, como licenciado para tratamento de saúde, continuar a receber 26.700 reais de vencimentos ?

A digna esposa do deputado federal José Genoino, declarou que a cassação do mandato do seu marido é um escárnio!

Escárnio, minha senhora, é um trabalhador ralar 30 anos e se aposentar com um mísero salário mínimo e os parlamentares, com apenas um mandato de "trabalho", embolsarem uma polpuda e integral aposentadoria. Isso é, que é, literalmente, escárnio.

Outra coisa muito interessante é que quase todos os que são apanhados na malha da lei estranhamente adoecem logo. Antes, como vimos com o construtor e deputado Sergio Naya, flagrado tomando champanhe e reclamando do copo, que não era de cristal, como "coisa de pobre", atolado em acusações de toda a ordem, só foi cassado quando não havia mais nenhuma forma de mantê-lo e o juiz Nicolau, que alardeava saúde, com apartamento em Miami, hóspede dos mais luxuosos hoteis, com diárias de 500 dólares, mas que, logo depois de condenado, passou "muito mal" e foi hospitalizado e só cumpriu pena domiciliar.

No caso do "Mensalão", as penas aplicadas "a duras penas", não foram duras como deveriam e ainda vão amolecer mais; de regime semiaberto, passarão a domiciliar e,depois, a "prestação de serviços comunitários", enquanto um ladrão de galinhas vai mofar na prisão, numa cela superlotada! Isso, dona Rioco Kayano, é que se chama escárnio!

                  -o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o

(dedicada a todos os que, com bravura, ainda conseguem manter bem alto o galardão da dignidade)

 

paulo rego
Enviado por paulo rego em 25/11/2013
Reeditado em 10/12/2013
Código do texto: T4586152
Classificação de conteúdo: seguro