NADA VAI MUDAR
 
Gostaria de estar totalmente errado nesta minha previsão sobre o futuro do Brasil. Sim, pois a continuar no ritmo que vai, logo seremos um país definitivamente entregue a uma verdadeira quadrilha de maloqueiros que conseguiram implantar um sistema de governo ditatorial, mesmo que a maioria do povo brasileiro assim não enxergue.
 
E por que eu acho que nada vai mudar? Simples, muito simples! Nossa população nunca, em tempo algum, teve um poder de compra tão grande como de uns anos para cá, mais precisamente com a ascensão do PT ao poder. Todos aqueles objetos de consumo, antes quase que exclusivos das classes mais abastadas, estão hoje facilmente ao acesso de todas as classes sociais, e o maior exemplo disso é o telefone celular. Este, um grande sonho de consumo da maioria das pessoas. Exemplos não faltam, mas acho desnecessário citá-los aqui.
 
Nada contra que todos tenham acesso aos seus sonhos de consumo, mas aqui eu analiso através de um outro ângulo. Vejam bem: todos que ascenderam socialmente e melhoraram consideravelmente a sua renda – o que possibilitou o acesso aos tais “bens de consumo” –, jamais pensarão em trocar alguma coisa dentro da política brasileira, com medo de que os “novos” políticos oriundos de outros partidos façam com que eles percam aquilo que conquistaram ou, melhor dizendo, aquilo que o governo lhes deu. E o maior medo é, sem dúvida, que ocorra o fim do programa bolsa família. O programa até tem o seu valor, mas há quem faça disso uma espécie de profissão, chegando até a recusar propostas de emprego. Todos devem estar lembrados da “rebelião” que aconteceu quando surgiram boatos sobre o fim do bolsa família. E como o brasileiro sempre foi de querer levar vantagem em tudo, alguém consegue imaginar alguma mudança que levasse o Brasil novamente ao rumo do desenvolvimento e da seriedade? Apenas em sonho, ou melhor, em fantasia.
 

A essa imensa massa de gente não interessa se o sistema de saúde está na UTI, se a educação está envolta no mais puro desinteresse dos governantes, se o transporte público é uma vergonha nacional e se as falcatruas, o furto desmedido do dinheiro público e a corrupção ocorrem abertamente e sem punição alguma. A essa massa interessa apenas o seu “salário” no bolsa família e a manutenção de seu momentâneo status social. Viajar de avião, de navio, ter o carro do ano comprado a perder de vista (por vezes nem seguro faz e, bateu... bye, bye), são grandes motivos para se deixar tudo como está. Ah, e tendo arenas para o futebol, bundas e peitos de fora no carnaval, BBB e a cachacinha do dia a dia, tá tudo certo, brother!!!
 
Dilma será reeleita nas próximas eleições presidenciais e quatro anos depois Lula estará de volta para levar mais uma eleição, praticamente eternizando o PT no poder, pois certamente ele será reeleito (isto se a saúde dele permitir). Mas se não for ele, outro acabará surgindo e, sendo do PT, estará com a eleição assegurada, mesmo que seja um simples fantoche sem vida própria.
 
Os partidos de oposição são medíocres e parece que ainda não se deram conta da força que o PT conquistou nesse tempo de governo. Não surgiu nenhum novo líder na oposição e, pergunto: quem é que ainda aguenta José Serra, Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Marina Silva e outros menos votados e que ainda não disseram a que vieram?
 
Esta é a minha visão do presente e do futuro. Espero estar redondamente enganado quanto ao futuro.
 
 
******